"
"

Como recuperar os cabelos após a temporada de verão

Não dá para negar que bate um certo pânico no final da temporada de férias de verão. Por conta da maior exposição ao sol, ao sal da água do mar e aos produtos usados para a manutenção de piscinas, é difícil evitar que os cabelos fiquem mais secos e quebradiços.

É a hora dos consultórios de dermatologia e os salões de beleza ouvirem as queixas das famigeradas pontas duplas e, no caso de quem tem química no cabelo, dos fios mais porosos.

Somado a esses fatores, há também um período de queda sazonal nesta época do ano, conforme explica a dermatologista Flávia Lamb ao site Donna.

“Os pacientes se queixam muito da perda de volume no verão, mas é uma queda temporária que também ocorre no outono”, explica Flávia, que também aponta para os cuidados com hidratação e alimentação.

Para a cabeleireira Fernanda Borges, da rede de salões Hugo Beauty, quem não cuidou previamente não precisa ter sobressaltos: além das boas opções de produtos e tratamentos no mercado, ela indica o corte bordado, técnica que elimina as pontas duplas e ajuda a diminuir o frizz.

Veja as dicas das profissionais para criar uma operação de salvamento e manutenção dos cabelos.

Dicas:

– Flávia recomenda só expor-se ao sol com uso de bonés ou chapéus para não queimar o couro cabeludo. Quanto aos produtos específicos com proteção solar (na forma tanto de leave-ins quanto espuma ou óleo), a dermatologista orienta que o ideal é a aplicação ocorrer 30min antes de sair de casa. Fernanda lembra que as melhores marcas de cosméticos contam, inclusive, com linhas específicas de verão.

– Como a temporada ainda segue algumas semanas (há quem diga que a Páscoa é o último feriadão dos apaixonados por praia e piscina do Sul), vale uma atenção: sempre que mergulhar, procure uma ducha para eliminar o sal ou os produtos químicos da piscina e reaplicar os produtos.

– Tanto Flávia quanto Fernanda lembram sobre os danos por secadores e chapinhas. Se não puder diminuir o uso nesta fase de recuperação, deixe o secador uma média de 15 cm afastado do cabelo e aplique protetores térmicos no caso da chapinha.

– Ampolas de reparação são boas opções para esta fase de recuperação, e devem ser aplicadas semanalmente (no caso de cabelos com luzes ou crespos, é praticamente uma regra). Uma vez por mês, invista em uma hidratação mais forte.

– Inclua alimentos, ou faça reposição com um profissional, de alimentos com vitamina D, ferro, biotina e selênio, sugere a cabeleireira.

– Não tem como fugir, é preciso cortar as pontas duplas – uma medida, segundo Fernanda, que pode também integrar a lista de cuidados preventivos.

– Alerta para as atletas: a dermatologista lembra que praticantes de atividades ao ar livre por mais três de horas, como correr e velejar, devem tomar os cuidados com protetores o ano todo. O mesmo vale para quem pratica natação.

Fonte: Guia Me

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar

Política de privacidade e cookies