AUTOCOM traz inovações de automação para o comércio

O principal evento do setor na América Latina apresentará os principais lançamentos do segmento na primeira semana de abril de 2019 e propiciará imersão nas experiências já disponíveis ao mercado brasileiro

Sempre a frente de seu tempo, a Feira AUTOCOM completa a maioridade em 2019 e se transformou no principal evento de automação para o comércio da América Latina. Entre 2 e 4 de abril os maiores fabricantes de Hardware, Software, AIDC/RFID e os principais players de Meios de Pagamento, Startups, E-commerce e Canais de Distribuição estarão reunidos no pavilhão amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, para lançar suas inovações e gerar negócios com varejistas e indústrias de todos os portes. Além disso, as apresentações de especialistas garantirão o conteúdo em torno das tendências que todo gestor precisa estar antenado. O credenciamento é gratuito e está disponível no site www.feiraautocom.com.br.

Segundo Índice de Expansão do Comércio (IEC) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a intenção do empresário em investir no setor subiu 9,2% na comparação de janeiro 2019 e 2018. E, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a projeção de crescimento do varejo neste ano é de 5,2%. “Estamos no limite da transformação digital e isso não é diferente quando se trata do varejo. A estimativa é que até 25% do comércio esteja automatizado, puxado pela alta de 35% de São Paulo, o que é uma boa crescente para um mercado que era apenas 15% informatizado. O tema ainda é visto equivocadamente como algo distante pelo pequeno e médio empresário. Essa é a chance de visualizar em um único espaço todas as inovações que são completamente adaptáveis ao tamanho dos negócios que estão em busca de eficiência e competitividade”, detalha o presidente da Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC), Zenon Leite, realizadora do evento e que conta com organização da Francal Feiras.

Realizada desde 1997, agora em 2019 os visitantes encontrarão diferentes atrações para fomentar as melhores experiências do consumidor no varejo. Além das mais de 150 marcas expositoras, que tem patrocínio Diamond de Cielo e Rede, e da imersão gerada pelo Retail Experience, assinado exclusivamente pela Epson, os visitantes poderão participar dos ciclos de palestras no palco do Talks, que abordará temas como ominchannel, inteligência artificial, design thinking, experiência do cliente, marketplace e relação da loja física com online e também acompanhar as inovações das startups no espaço Inova. A programação é ampla e objetiva atender a demanda do público, que declara um índice de 95% de satisfação com o evento a cada ano.

Entre os expositores estão os principais players que demonstrarão suas soluções e lançamentos nos estandes. Confira a lista completa no site da AUTOCOM 2019: www.feiraautocom.com.br.

A Control iD, por exemplo, trará entre suas novidades o leitor biométrico iDBio que é capaz de obter imagens nítidas nas condições mais adversas como dedos muito secos, molhados e com incidência de luz solar. Outra solução inovadora é da JN Moura Informática que é o Provador Plugin, em que o usuário prova roupas e descobre seu tamanho através de um módulo de extensão que permite elaborar combinações. A Nexaas também apresentará algo totalmente inédito para o mercado, o gestor de estoque físico e virtual Estoka, que proporciona um controle omnichannel e possibilita a atualização em tempo real dos dois ambientes com mais liberdade para que a compra seja feita online e retirado no ponto de venda sem interferências.

No Retail Experience, uma espécie de loja modelo que simula experiências de compra contemporâneas e desejadas pelo cliente e pelo varejo por meio de novidades e tendências da tecnologia, o grande foco será a versatilidade das impressoras Epson quando integradas com outras soluções como projeções para transformar o ponto de venda no mais moderno e eficiente possível, o que impulsiona resultados e oportunidades. A ideia é aplicar as ferramentas como caminhos para interatividade, personalização de produto ou até reformulação de ambientes por meio de etiquetas, cupons promocionais e scanners de código de barras.

As palestras da conferência AUTOCOM Talks permearão temas relevantes e trarão debates entre executivos do alto escalão do ramo. Tendências abordadas na Retail’s Big Show 2019, maior evento de varejo mundial que é realizado pela National Retail Federation (NRF), estarão entre os temas abordados neste espaço.

Já no ambiente Inova AUTOCOM, startups de diferentes localidades do país com atuação nos segmentos de automação para o comércio direcionado para engajamento com o consumidor, internet das coisas (do inglês Internet of Things, IoT), meios de pagamentos, logística, gestão de loja e estoques trarão suas soluções inovadoras e concorrerão ao prêmio de um ano de filiação junto à Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC), proporcionando network qualificado de negócios, pelo projeto que tiver a maior representatividade e for escolhida pelo corpo de jurados.

Em 2018 mais de 8 mil pessoas passaram pela expo entre os três dias de evento e mais de 1.200 oportunidades de negócios foram geradas durante a feira.

Impressão e projeção serão os grandes destaques do Retail Experience durante a AUTOCOM 2019

Em sua 21ª edição, a principal feira de automação para o comércio da América Latina contará com a Epson para assinar loja modelo e mostrar como o varejo pode se beneficiar da integração de soluções

Desde 2017, uma das grandes atrações da AUTOCOM, Feira Internacional de Automação para o Comércio, é o Retail Experience, uma espécie de loja modelo que simula experiências de compra contemporâneas e desejadas pelo cliente e pelo varejo por meio de novidades e tendências da tecnologia. A cada ano o espaço surge renovado com recursos que podem ser aplicados imediatamente no mercado brasileiro. Em 2019, o foco será a integração de diferentes tecnologias como impressão móvel, impressão de grandes formatos e projeções para transformar o ponto de venda no mais moderno e eficiente possível, o que impulsiona resultados e oportunidades.

O local, que será dividido em três categorias principais (supermercado, food e vestuário), estará aberto gratuitamente para visitação durante todo o período do evento, que vai de 2 à 4 de abril, das 10h às 18h, no pavilhão amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. O credenciamento para quem conferir esse mundo de novidades no varejo pode ser realizado por meio do link http://autocom.francal.com.br/.

O Retail Experience busca reunir as referências de um PDV ideal pensado a partir do ponto de vista do consumidor, com foco na melhor jornada de consumo possível e na fidelização desse comprador. Nessa edição, a Epson assina todo o espaço e mostra que impressão e projeção podem ser caminhos para interatividade, personalização de produto ou até reformulação de ambientes.

“O portfólio de produtos da Epson apresenta soluções para diferentes segmentos do mercado. Acreditamos que o Retail Experience seja o espaço ideal para destacarmos como os equipamentos que desenvolvemos, desde pequenas impressoras até projetores, podem auxiliar na transformação e otimização de variados setores. Com o crescimento do e-commerce, os pontos de venda físicos devem cada vez mais buscar formas de se diferenciar e atrair o consumidor”, afirma o gerente de negócios da Epson, Mateus Larrabure.

Já de início, o visitante encontrará diferentes vitrines projetadas para cada setor. Em supermercados, o mostruário interativo engaja os consumidores e aumenta a visibilidade de produtos premium de forma inovadora. Já em moda, a vitrine com projeção mapeada expõe os produtos de forma atrativa. E, por fim, em food, a projeção dará a ambientação e personalização do restaurante.

Supermercados. Cores, fotos e artifícios visuais, como o visual merchandising, impulsionam as compras de última hora. E, então, se os rótulos personalizados com elementos, como imagens e logos, sob demanda e com qualidade fotográfica dessem vida às prateleiras versáteis, que mudam a todo o tempo de acordo com o perfil do público que está na loja? Isso é possível e será vista na AUTOCOM como uma solução

que cria comunicações de destaque e que, ao mesmo tempo, reduz a necessidade de estoque de etiquetas pré-impressas.

Ainda nesse ambiente, em geral, as filas são grandes responsáveis por reclamação e insatisfação por parte dos clientes. Nesse sentido, o visitante encontrará em funcionamento no Retail Experience um sistema que pode aperfeiçoar o processo do chekout: trata-se de um leitor de código de barras junto a uma impressora portátil que escaneia os produtos na fila e imprime um QR Code que soma a fatura para pagamento no caixa, com mais agilidade.

Moda. Quem é que não gosta de descontos? A exemplo do que já acontece nas farmácias, que trabalham com personalização de ofertas, as impressoras portáteis podem ser ótimas aliadas para gerar mais negócios com a impressão de cupons promocionais na entrada da loja. Além disso, os detalhes fazem toda a diferença na hora de conquistar um novo cliente e, por isso, tanto se fala em personalização. Então, etiquetas coloridas e customizadas para a embalagem de itens como um tênis ou camisetas, também podem ser geradas no momento, sob demanda.

Food. Bares e cafés, por exemplo, são espaços de transição que requerem agilidade e comodidade. E alguns processos relacionados à experiência do consumidor estão ligadas aos sistemas de impressão: como a conta quando é solicitada, a emissão do cupom pode ser feita na mesa, além da possibilidade da geração de cupons de desconto para a próxima visita. Também a impressão de tickets e etiquetas para a identificação dos pedidos, que podem remotamente ser comandadas para impressão diretamente na cozinha, seja do salão ou do delivery, sem a necessidade do garçom se deslocar para longe do público.

“Esse espaço é especialmente planejado para que o público da feira veja como a automação pode ser aplicada na realidade do ponto de vista da integração e da otimização de recursos para diminuir custos e agregar valor para o maior interessado, que é o consumidor. O que a Epson preparou esse ano é uma visão de como utilizar todo o potencial de itens que já fazem parte do dia a dia, mas para otimizar processos e propor uma experiência disruptiva aos clientes e, assim, gerar o desejado destaque no mercado”, explica o presidente da AFRAC, Zenon Leite.

A AUTOCOM, realizada pela Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC) e organizada pela Francal Feiras, é palco de lançamento em tecnologia para automação no comércio e reúne fabricantes, canais e consumidores, com um público altamente qualificado em soluções e novidades, possibilitando geração de leads e networking. Em 2018 mais de 8 mil pessoas passaram pelo evento e cerca de 1.200 oportunidades de negócios foram geradas. Para conferir as inovações e potencializar a visita ao evento basta realizar o credenciamento prévio e baixar o app da AUTOCOM (disponível para Android e iOS) para participar de toda a programação preparada para essa edição da expo.

Fonte: Portal da Auto Peça

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