Notícias do setor farmacêutico

AstraZeneca traz ao Brasil o vencedor do Prêmio Nobel em Química de 2016

859

A AstraZeneca, biofarmacêutica global, em parceria com o Nobel Media, traz pela quarta vez ao Brasil um ganhador do prêmio Nobel como parte do Nobel Prize Inspiration Initiative –programa global que tem como objetivo inspirar e envolver jovens cientistas, comunidades médica e científica e público em geral , e que leva premiados pelo Nobel a universidades e centros de pesquisa, a fim de reforçar o comprometimento da empresa com suas prioridades estratégicas,  voltadas à inovação e liderança científica.

 Siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Sir Fraser Stoddart, Nobel de Química de 2016, ministrará palestras na Universidade de São Paulo, Anvisa, Universidade de Brasília e Instituto Nacional de Câncer (INCA), fazendo um paralelo de sua descoberta das máquinas moleculares ao avanço na nanotecnologia e na medicina.

 

No ano de 2015, o cientista publicou, junto com os colegas Jean-Pierre Sauvage e Bernard L. Feringa, estudo na área de máquinas moleculares, no qual desenvolveram moléculas cujos movimentos podem ser controlados por meio do aumento de energia, para realizar funções, o que é crucial para a nanotecnologia. Este trabalho rendeu ao trio o Prêmio Nobel em Química de 2016.

A criação das máquinas moleculares permitiu o desenvolvimento de minúsculos dispositivos que podem ser utilizados na criação de materiais com a capacidade de se “autoreparar”, por meio de estímulos externos. Um exemplo do benefício que esta descoberta trouxe, é que estas máquinas podem funcionar como nano robôs, levando medicamentos diretamente para células cancerígenas, ou na confecção de novos materiais inteligentes que consigam se adequar de acordo com o ambiente. Por conta disso, as máquinas moleculares são atualmente uma revolução da medicina e da informática.

Para o presidente da AstraZeneca Brasil, Fraser Hall, apoiar essa ação é fundamental para o desenvolvimento da ciência. ‘’Estamos sempre pensando no futuro e no desenvolvimento da ciência. E para isso, é fundamental promover encontros como esse, entre grandes cientistas e pesquisadores e jovens que poderão criar grandes descobertas para o mundo”, diz Fraser.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/06/07/1-milhao-de-pessoas-contraem-doencas-sexualmente-transmissiveis-por-dia-alerta-oms/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })