Portas do Farmácia Popular fechadas para 7 milhões

Mais de 7 milhões de brasileiros deixaram de ser atendidos pelo programa Farmácia Popular em razão do corte de 15% nos gastos desde 2015. É o que apontou um levantamento da Repórter Brasil junto ao Ministério da Saúde e à Fiocruz.

 

Os números são resultantes do fechamento, em 2017, de 400 farmácias públicas administradas pelo governo federal. As unidades fechadas na gestão de Michel Temer atendiam em torno de 6 milhões de pessoas anualmente. Na ocasião, o Ministério da Saúde havia alegado que 80% dos gastos com a rede própria correspondiam a encargos administrativos, e não a medicamentos. Porém, 1 milhão de consumidores também deixaram de ter acesso a atendimento nos estabelecimentos privados. No total, o índice de beneficiados despencou de 28,8 milhões para 21,6 milhões.

 

A previsão orçamentária para o Farmácia Popular em 2019, inclusive, é a menor em seis anos – cerca de R$ 2,6 bilhões, contra R$ 3,5 bilhões registrados em 2015. Para completar, a Coordenação Geral de Assistência Farmacêutica, responsável pela gestão do programa, está sem um líder desde setembro.

 

Suspeitas de fraude e investigações do Tribunal de Contas da União colaboraram para esse desmonte, após o descredenciamento de 3.500 farmácias privadas cujos convênios foram considerados suspeitos. O órgão identificou discrepâncias entre os repasses à rede particular e o valor gasto com os mesmos medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). A eliminação desse ágio é uma das explicações do Ministério para o corte. Enquanto isso, a conta é paga pela população.

 

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/03/28/funcional-promove-campanha-para-atendentes-de-farmacia/

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

28 Comentários
  1. Raimundo diz

    AGENDA NEOLIBERAL IMPLOSIVA EM CURSO.
    Acabaram com o Mais Médicos.
    A PEC do Mal congelou os investimentos em saúde e educação pelos próximos 20 anos.
    Programas sociais vitais estão sendo drasticamente reduzidos e mesmo extintos.
    Agora é a vez do Farmácia Popular.
    Parabéns aos imbecis úteis que, sem saber, apoiaram o retorno da maldita agenda neoliberal que já havia quebrado o Brasil 3x na década de 90.
    Ela retornou em 2016 com Temer e agora não apenas foi apoiada mas radicalizada com o atual governo que insiste governar(!) pelo tweeter enquanto entrega o país nas mãos dos predadores internacionais.
    E viva a produção massiva de imbecis úteis!
    Certamente os impérios atuais (essencialmente baseados em alienação) ruiriam se eles não existissem.

    1. Jean diz

      Quem poio temer la foi o PT em 16 anos de governo ainda os sem terra continua sem terra

      1. Leila diz

        Estamos lascados

      2. Antônio César Guimarães diz

        Pura verdade!!!!!! Toda a podridão dos 16 anos de pt, agora recai como culpa no colo de Bolsonaro. E tem gente que escreve textão defendendo pt como se tivessem sido uma maravilha para o nosso país.

        1. Danilo diz

          Vcs são uma comédia viu… kkkk

    2. Edson diz

      O programa funciona em farmácia que trabalham certo , e não vejo motivo para manter farmácia do próprio governo . O caminho é este , manter farmácias que trabalham corretamente e aumentar moléculas dos medicamentos para a população .

      1. mendes diz

        dos comentários o mais sensato foi o seu, eu tenho farmácia popular, além de aumentar as moléculas deveriam rever os cortes nos valores a que fomos forçados a aderir..

      2. Vânia diz

        O Programa farmácia Popular quando criado era para beneficiar pessoas sem postos de saúde e mesmo com dificuldade de atendimento médico, mas o que acontece quase sempre´um “desvirtuamento” das funções dos programas institucionalizados. Penso que tira dinheiro dos postos de saúde existentes, pois houve um espalhamento de farmácias populares sem muita ordenação. Enfim…

      3. Mariana Rossafa Alves diz

        Meu caro, pagamos duas vezes por retirar um medicamento em farmácia particulares. O medicamento que vc “retira” de graça não é de graça, é o seu imposto sendo devolvido. E o serviço que é feito pelas farmácias é pago também com seus impostos.

    3. FRANKLIN diz

      Comentário sem foco algum no diz respeito a resolução de problemas, sem conteúdo, mais voltado para a questão partidária do tipo discurso no ônibus….

  2. Bodao diz

    A mamada acabou

  3. Maria De diz

    Ele quer é que o povo que necessita dos remédios e não pode comprar … morra . Maldito bozo.

    1. FRANKLIN diz

      Meu Deus do céu que comentário chulo ridículo esse seu em Mariazinha

  4. Izilda diz

    Vamos por a mão na consciência. Já dizia a música antiga de Marcos Valle …….. ” só quem trabalha é que tem direito de viver …..” . Os governos anteriores não trabalharam. Ficaram só na mamata e causaram essa atual situação para o povo brasileiro ……….. Bolsonaro não mamou. Ficou só com a bomba ………….

    1. Rosa diz

      Apoiado!??

    2. Fábio diz

      Bolsonaro com 30 anos na política deputado do Rio de Janeiro nunca fez nada para seu estado mamou esse tempo todo e você diz que não? Veja o histórico político dele,projetos que ele fez e se foi aprovado,e se não foi o porque?

    3. CLECI Borges diz

      Eu não acredito que BOLSONARO faria tamanha desgraça contra o povo. Acredito que haverá outra forma de atender a população carente . Vou aguardar .

  5. Mari diz

    Não lêem a matéria e já saem falando porcaria contra o novo governo! Começou em 2015 e em 2017 chegou a 400 farmácias! Governo ELEITO PELO PT! Acordem!

  6. Josias diz

    Raimundo, meu filho! Pec da saúde financeira! Uma crise decorrente dos anos de governos socialista. A PEC limita GASTOS gerais do governo, sendo que cada ano ela é corrigida pela inflação. Pra investir mais em Educação, se tira de outro lugar(supersalarios e privilegios políticos), contanto que a conta feche no final. Sem PEC do teto sem limite pra roubalheira, isso sim. A defasagem do sistema de saúde provém da má gestão dos recursos feita até então, da esfera municipal a federal. Das diversas irregularidades do sistema que levam a ineficiência da máquina pública, como os casos que justificam as milhares de farmácias fechadas. Fácil culpar o atua governo que se esforça pra limpar o lamaçal fétido da corrupção herdada dos governos anteriores. Bolsonaro é e será um ótimo presidente, ele e seus ministros farão história!

    1. Cass Xavier diz

      Hahaha só rindo (na vdd já eztão fazendo história, só historia, mais nada) ha ha ha

  7. Paulo Carvalho diz

    O farmácia popular atendeu muitos necessitados. Mas encheu muito mais o bolso de quem liberava os cadastros no ministério da saúde. Conheço pessoas que foram convidadas para participar da máfia, logo no início da implantação, 2o governo do lularápio. Infelizmente faz bem acabar com a máquina e depois reimplantar novamente. É um ótimo programa, mas tinha muito bezerro mamando às nossas custas.

  8. Alex diz

    Bozolixo vai acabar cm pais

    1. Junior silveira diz

      Tenho uma farmácia em um pequeno distrito onde não temos o cadastro no programa,seria uma boa se abrisse novos cadastros porém acho difícil isso acontecer.

  9. Jean diz

    Ao comentario sobre farmacia popular as que trabalham certo , concordo so nao concordo algumas farmacia tem outras nao ou e pra todos ou pra ninguem.
    Outra coisa que nao concordo e pessoas com carro de 70 mil ir em posto de saude pegar remedio de graca que custa 5.00 e pessoas realmente necessitam as vezes nao consegue

  10. Maria auxiliadora diz

    E fácil falar mal vc podem ter certeza vai ser o melhor governo do Brasil. Ele tomou as providências em cima do relatório do tribunal de contas..

  11. […] Portas do Farmácia Popular fechadas para 7 milhões » Panorama Farmacêutico […]

  12. Elineuza diz

    Faz sinal com a arminha que a doença sara, kkkk

  13. BENEDITO CHAGAS diz

    Independente de partidos politicos e governos, os pacientes diabeticos desempregados ou subempregados e pobres precisam de usar a insulina e o governo Bolsonaro esta cortando o fornecimento dos medicamnetos nas farmacias populares. Caso isto perdure, Bolsonaro será o pior governo que o Brasil já teve, superando lula, dilma e collor.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar