Vacina contra dengue tem valor médio de R$ 360 em Uberlândia

A cidade de Uberlândia, localizada na região do Triângulo Mineiro, já registrou quase dez mil casos prováveis de dengue. Sendo assim, as clínicas particulares estão se preparando para atender a demanda de vacinas contra a doença.

No entanto, o medicamento é disponibilizado apenas na rede particular e tem preço médio de R$ 306 cada dose. A vacina foi liberada em 2015 pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Vale lembrar que é necessárias três doses, com intervalos de seis meses entre elas, para a imunização ser efetiva.

O infectologista Romes Rufino afirmou que a vacina não é indicada para crianças com menos de nove anos e para idosos.

De acordo com a infectologista Carolina Tólis, o medicamento é destinado também para que um paciente que já adoeceu tenha uma forma mais leve da doença.

Carolina ainda destacou que as gestantes não devem tomar a vacina, além das mulheres amamentando, pessoas imunodeprimidas e também quem tem alergia grave a algum dos componentes do medicamento.

A Anvisa destacou que a eficácia da vacina na população acima de nove anos é de aproximadamente 65% contra os quatro sorotipos de vírus da dengue.

O medicamento também reduz os casos graves da doença em 90% e os índices de internação em até 80%.

A Agência ainda contraindicou o uso da vacina em pessoas que nunca tiveram contato com um dos tipos de vírus da doença em 2018.

Fonte: Portal AMIRT

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar