Pipponzi encerra mandato à frente do IDV

Antônio Carlos Pipponzi / Foto: Fernando Battistetti

Prestes a encerrar seu mandato de dois anos à frente da presidência do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), que termina nesta terça-feira, 30 de abril, o empresário Antônio Carlos Pipponzi falou com exclusividade ao Panorama Farmacêutico sobre o balanço de sua gestão. O executivo, que também é presidente do Conselho de Administração da RD – Gente, Saúde e Bem-estar, proprietária das redes Droga Raia  e Drogasil, relembrou de quando recebeu o convite para presidir a entidade no fim de 2016.

“Aceitei esse desafio principalmente pela seriedade do trabalho que o IDV realiza em prol do desenvolvimento do varejo brasileiro e também pela possibilidade de encarar um ambiente diferente, uma vez que vinha de um mercado que não tinha tanta competitividade na época”, afirma Pipponzi. Em sua gestão, o empresário pautou sua atuação na melhoria e desenvolvimento do ambiente de negócios.

Dentre suas conquistas principais, ele gosta de mencionar a modernização das leis trabalhistas, aumento da concorrência do setor financeiro e a redução das taxas e cobrança exageradas dos cartões de débito e crédito. “No primeiro trimestre de 2018 já pudemos observar uma redução das taxas, com regulamentação imposta pelo governo. E o IDV foi a única entidade do varejo a participar das negociações”, ressalta. Outro ponto que Pipponzi elenca em sua gestão, e que apresentou maior dificuldade, foi a simplificação do ambiente de negócios e a meta de minimizar a burocracia e diminuir os entraves na abertura de novos estabelecimentos.

Já em relação à situação econômica atual, a reforma da previdência e a pauta tributária são as questões mais importantes para se discutir no país. “Acredito que temos uma equipe econômica muito entrosada e competente para realizar as medidas necessárias. veremos como será daqui para frente”, pondera.

Quanto ao varejo farmacêutico especificamente, o executivo aposta na multicanalidade como tendência primordial para melhorar a jornada do cliente.

Em relação à expansão da rede, somente neste primeiro trimestre já foram abertas 65 lojas. O IDV congrega todo o peso do varejo nacional, com 70 associados. Além da RD, também conta com o Grupo Dimed, Drogaria Onofre, Grupo DPSP e Farmácias Pague Menos como representantes do canal farma. O próximo presidente deverá ser Marcelo Silva, com mandato de dois anos.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

1 comentário
  1. Evangeli diz

    Bom dia , o que eu teria que fazer parte do grupo ?.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar