Pneumologista apresenta dicas para evitar problemas respiratórios

114
Pneumologista apresenta dicas para evitar problemas respiratórios
Pneumologista apresenta dicas para evitar problemas respiratórios

Pneumologista apresenta dicas para evitar problemas respiratórios – A combinação chuva e frio é aquela que acende um alerta: é preciso estar atento às doenças respiratórias. Só na Unidade de Pronto-Atendimento – UPA 24 Horas -, as demandas decorrentes de casos gripe, resfriados e outros problemas respiratórios aumentaram em 20% nos últimos dias, de acordo com informações da responsável técnica pela enfermagem, Anelise Severo dos Reis Nobre. Ela explica que, quando os bageenses procuram a unidade, já estão com aqueles sintomas da fase aguda das doenças respiratórias. O coordenador da UPA, Michelon Garcia Apoitia, comenta que a maioria, nestes casos, são crianças e idosos.

Os profissionais lembram que a umidade e variação climática, com grande oscilação da temperatura, são favoráveis ao aparecimento de infecções de garganta e outros sintomas das gripes e resfriados. O principal alerta é para a prevenção. A orientação é feita sobretudo para aqueles que integram os grupos prioritários, para que procurem se vacinar a fim de evitar passar por isso novamente. Diariamente, a UPA realiza de 240 a 270 atendimentos (não só de casos de gripe, é claro).

A médica pneumologista Flávia Marzola explica que a vacinação é muito importante para evitar a influenza, mas não impede os resfriados. Assim, outros cuidados são necessários para que seja possível enfrentar as variações climáticas com mais tranquilidade. É o que ela define como etiqueta respiratória: ou seja, não tossir e espirar próximo a outra pessoa, e se necessário cobrir boca e nariz, de preferência com um lenço descartável, que possa ser depositado em uma lixeira, ou, pelo menos, com o braço. Lavar as mãos com frequência também está entre os hábitos comprovados como determinantes para evitar problemas respiratórios. E, se não for possível lavar as mãos em determinando momento, vale recorrer ao álcool em gel.

A profissional elucida que, com a variação de temperatura, os alérgicos são os que mais sofrem. Qualquer variação para eles é prejudicial. E a dica é que recorram aos preventivos. Em todos os casos, hidratar as vias respiratórias é bastante importante. Idosos e crianças, acrescenta ela, são mais suscetíveis em condições extremas. E em dias úmidos todos estão mais expostos. Acontece que em dias de frio e chuva a tendência é que se permaneça em locais mais fechados. O que é um problema, já que é a condição mais favorável para a transmissão de vírus e bactérias.
Outra orientação diz respeito às roupas. O ideal é se vestir de acordo com a temperatura. Ou seja, em dias em que há muita variação vale recorrer às “camadas”. Ela argumenta: “Se vestir de acordo com a temperatura do momento. Não ficar com roupa demais ou de menos”. Para hidratar as vias use soro fisiológico. Outro alerta é fundamental: automedicação é um erro. Diante de febre e tosse, é preciso procurar um médico. Também elucida para ficar alerta às crianças e idosos, pois nem sempre eles apresentam os mesmos sintomas de um adulto jovem, como define, que são tosse, febre e dor.

Os pequenos, por exemplo, com menos de 1 ano, podem ter dificuldade para mamar. Também tendem a ficar chorosos e até mesmo apresentar hipotermia. No casos dos idosos, mesmo tossindo pouco e não tendo febre, podem apresentar agitação psicomotora e isso configurar um quadro de pneumonia. Flávia ainda fala que quem sofre com doenças crônicas deve se cuidar ainda mais e os fumantes devem evitar a prática dentro de casa. Isso porque sobretudo crianças e idosos têm aumentadas as chances de infecções respiratórias quando convivem com fumantes. Se for mais de um, as chances são ainda maiores. Dormir bem também é uma prática que pode ajudar a manter longe as gripes e resfriados.

Fonte: Jornal Folha do Sul

Pneumologista apresenta dicas para evitar problemas respiratórios

Veja também:

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação