Alumínio na vacina da gripe causa problemas? Veja mitos e verdades

Alumínio na vacina da gripe causa algum problema? Não. De acordo com o pediatra Renato Kfouri,da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), algumas vacinas possuem alumínio como um potencializador da resposta imune, melhorando os resultados da vacina. Porém, a quantidade colocada nos imunizantes é mínima, não causando problemas para a saúde. “As quantidades de alumínio em vacinas são menores do que as presentes em alguns alimentos”, afirma o médico.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/01/31/lei-geral-de-protecao-de-dados-impulsiona-procura-por-backup/

A partir de qual semana a gestante pode tomar a vacina da gripe? Kfouri afirma que grávidas podem tomar a vacina contra a gripe a partir da primeira semana de gestação até a última. O médico também ressalta que é importante que puérperas se vacinem contra a gripe. Essa é a última semana da campanha nacional de vacinação, que termina na sexta-feira (31). Cerca de 68% das gestantes se vacinaram, segundo o Ministério da Saúde.

A vacina da gripe pode me deixar doente? Não. A vacina é composta por fragmentos mortos do vírus da gripe, sendo incapaz de ocasionar a doença. O médico afirma que, pela vacina ser aplicada em época de maior circulação do vírus, há essa confusão de que a gripe seria ocasionada por ela.

Siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

O vírus H1N1 mata mais gestantes? Não. Kfouri explica que as mortes ocorrem, principalmente, quando existem mutações dos vírus diferentes daqueles oferecidos pela vacina, que acaba atingindo as populações de risco, como gestantes, puérperas, idosos e doentes crônicos. Desta forma, quanto mais diferentes forem esses vírus, maior a probabilidade de haver epidemias mais intensas.

É necessário tomar a vacina da gripe todos os anos? Sim. Todos os anos, o vírus prevalente em circulação muda ou sofre alterações, sendo necessária a proteção contra aquele agente infeccioso. Além disso, Kfouri afirma que a proteção da vacina é válida por cerca de seis meses, sendo necessária a renovação da proteção.

Tomar a vacina da gripe durante a gravidez protege o bebê? Sim. O médico afirma que a proteção contra a gripe oferecida pela vacina é passada da mãe para o filho por meio de anticorpos produzidos pela mulher. Desta maneira, a criança é protegida nos primeiros meses de vida até que possa receber a imunização aos cinco meses de idade.

A vacinação gera proteção indireta? Sim. Embora os grupos prioritários representem 30% da população, a proteção faz com que diminua a circulação do vírus, mesmo que de maneira restrita.

Vacina da gripe causa autismo? Não. Kfouri afirma que a questão foi levantada em 1988 por um pesquisador inglês que quis associar a vacina do sarampo ao autismo. Depois, foi descoberta que essa associação era fraudulenta, fazendo o pesquisador perder seu registro de medicina no Reino Unido e ter seu artigo retirado do ar. Além disso, estudos comprovam que vacinas não causam autismo.

Fonte: R7

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar