MIPs já totalizam 40% da produção da Sanofi no país

MIPs já representam 40% da produção da Sanofi no Brasil

Uma das três maiores indústrias farmacêuticas em atuação no Brasil, a Sanofi vem colhendo frutos da decisão de reforçar, a partir de 2017, a aposta na linha de medicamentos isentos de prescrição (MIPs). Com 80 milhões de unidades por mês, a divisão de Consumer Healthcare (CHC) do laboratório, responsável por essa categoria, já representa 40% da produção total da companhia. Em 2018, sua receita nesse segmento cresceu 7,6% em relação ao ano anterior, contra 6,8% de todo o mercado de MIPs, segundo dados da IQVIA.

Há dois anos, a operação de remédios sem prescrição ganhou status de diretoria independente e hoje responde por 30% do faturamento da Sanofi, que foi de € 1,023 bilhão no ano passado – cerca de R$ 4,6 bilhões. Só o analgésico Novalgina registrou aumento de 34% nas vendas e foi o que mais contribuiu para esse desempenho. Os resultados também foram puxados pelo Dorflex, o remédio mais comercializado no país, com 8 mil comprimidos produzidos por minuto. A área de CHC reúne 27 marcas, entre as quais o Allegra, para combater alergias; e os polivitamínicos Pharmaton e Targifor.

MIPs já representam 40% da produção da Sanofi no BrasilA categoria de MIPs deve sustentar o ritmo de lançamentos de 2019. Entre as novidades estão a Enterogermina com versão tamanho família, voltada para problemas gastrointestinais e que deve chegar ao varejo ainda em junho. Também está prevista a produção do suplemento de vitamina D Depura. “A companhia experimenta uma mudança cultural e uma completa revisão do pipeline, com a proposta de colocar o consumidor no centro das decisões”, destaca Daniele Cunha, que assumiu o comando da diretoria de inovação de CHC em abril deste ano.

Com 17 anos de experiência e passagens por grupos como Inbev e Nestlé, Daniele ingressou na Sanofi com foco claro em inovação, que até 2030 deve responder por 2/3 do volume de negócios. Boa parte dessas novidades deve sair do laboratório situado no centro de desenvolvimento e pesquisa de Suzano (SP), que tem parte da produção robotizada e caminha para se tornar uma planta baseada inteiramente no conceito de indústria 4.0.

Como parte dessa proposta, a companhia anunciou em março uma parceria com a Rappi, que prevê não só a entrega de medicamentos, mas também o compartilhamento de dados dos usuários e a criação de plataformas de saúde. Outro acordo estratégico foi firmado com o Google, pelo qual a farmacêutica terá acesso privilegiado a informações sobre o comportamento de busca dos internautas. “A obtenção desses dados nos ajudará a captar mais rapidamente os anseios do consumidor e adequar nosso portfólio a essa demanda”, avalia Daniele.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Veja também:

2 Comentários
  1. leilimar diz

    ola gostaria de enviar um curriculum como faco tenho aux de analise clinica vcs pegam!

    1. Panorama Farmacêutico diz

      Olá Leilimar,
      Você pode verificar as oportunidades de trabalho no site da Sanofi https://www.sanofi.com.br/pt/carreira

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar

Política de privacidade e cookies