Uso de medicamentos altera resultados de exames sanguíneos

Medicamentos

Você sabia que medicamentos simples, como um paracetamol ou até a ingestão de vitamina C pode alterar os resultados de um exame de sangue? O bioquímico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, afirma que muitas vezes os pacientes esquecem de informar a ingestão de alguns medicamentos e isso acaba interferindo no resultado dos exames e, consequentemente, na conduta do médico durante o tratamento. “Um exame de glicose na urina, por exemplo, sofre alteração se a pessoa ingerir vitamina C. O exame de TSH, responsável por avaliar o funcionamento da tireoide e diagnosticar diversas doenças, é alterado com o uso de corticoide”, explica.

O especialista alerta que muitas vezes essas substancias podem estar presentes em uma pomada e o paciente não lembra de contar tudo o que usa ou ingere. “Um simples remédio de dor de cabeça ou até o uso de homeopatia devem ser sinalizados antes da realização do exame”.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/05/31/alelo-anuncia-parceria-com-pague-menos-para-descontos-exclusivos-aos-usuarios/

O uso de antidepressivos e ansiolíticos podem alterar exames hormonais. “Muitas vezes o médico pode alterar a medicação, achando que está errada, mas o uso desses medicamentos que está alterando os resultados”, lembra o bioquímico.

Kozlowski alerta aos pacientes que avisem de qualquer medicamento ingerido, vitaminas e homeopatia, mesmo que tenham sido usados apenas uma vez. “É importante avisar sobre qualquer medicamento ingerido nos últimos cinco dias antes do exame”, afirma.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Fonte: SEGS

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar

Política de privacidade e cookies