Anvisa proíbe temporariamente a venda de produtos com a planta ‘moringa oleifera’

A planta também é conhecida como "acácia-branca" — Foto: Pixabay

A planta também é conhecida como “acácia-branca” — Foto: Pixabay

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adotou medidas cautelares para a venda de alimentos que apresentem a planta “moringa oleifera” em sua composição. Conforme resolução publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (4), está suspensa a comercialização, a distribuição, a fabricação, a importação e a propaganda de produtos contendo a moringa em todo o país.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/05/03/empresario-do-setor-de-farmacia-e-preso-em-operacao-da-policia-civil-em-frutal/

A farinha de moringa costuma ser informalmente recomendada para o tratamento de colesterol elevado, pressão arterial elevada, diabetes, aterosclerose e envelhecimento precoce. A planta também é conhecida como “acácia-branca”.

A agência justifica que não há comprovação de segurança do uso da moringa oleifera em alimentos. Além disso, produtos com essa composição “vêm sendo irregularmente comercializados e divulgados com diversas alegações terapêuticas não permitidas para alimentos”.

As chamadas “medidas cautelares” adotadas pela Anvisa são uma resposta a violações de legislação sanitária. Também podem ser adotadas diante de riscos iminentes à saúde pública.

O que é a moringa oleifera

Trata-se de uma planta de origem asiática da família Moringaceae. Pode ser usada na alimentação, tanto na forma in natura quanto em farinha.

A planta ficou famosa por ser rica em nutrientes. Em 100 gramas de moringa, há a mesma quantidade de cálcio de 1,6 litro de leite; a mesma quantidade de ferro de 1 kg de espinafre; a mesma quantidade de vitamina A de 1,3 kg de cenoura; a mesma quantidade de potássio de 4 bananas. A moringa também é rica em vitaminas do complexo B e tem propriedades antioxidantes.

Entretanto, ainda são preliminares os estudos científicos que comprovem os benefícios da moringa para a saúde humana, embora a planta já seja vendida em cápsulas por muitas farmácias, lojas de produtos naturais e na internet.

Há quem faça chá de moringa, mas esse método não é recomendável por muitos especialistas na área de saúde.

Além disso, o cálcio presente na moringa nem sempre é adequadamente absorvido e pode agravar quadros de cálculo renal, por exemplo.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Fonte: G1

11 Comentários
  1. michelle diz

    tem que ir no site da anvisa pesquisar melhor, o site da g1 e sensacionalista e passa meias verdades, se entendendo que são todos ou tipos de produto

  2. Estefânia diz

    Me poupe, minha vó estava se sentindo inchada, a diabetes alta e depois do uso da moringa em chá, teve uma melhora bem notável.
    Usando com cautela, não faz mal nenhum, isso tá parecendo é que eles querem é dinheiro em cima disso, e nada mais.

  3. Flávio Sória diz

    Ainda bem que ANVISA não tem autoridade sobre o território africano, ou India, onde a planta é fonte de alimento para milhões.
    Mas cigarros e assemelhados estão liberados pela ANVISA.

    1. Lisete diz

      Verdade porque não tiram o cigarro do mercado

  4. Eva diz

    Com os “milagres” que essa planta faz, deve ter muita gente se sentindo incomodada ou de olho em transformar num grande negócio. Não será surpresa se hora dessas liberarem para que uma rede/grupo faça distribuição exclusiva…bom ficarmos ligados. Vale ressaltar as milhares de vida que salvaram em outros países.

  5. Roger Moreira diz

    Muito óbvio esse tipo de comportamento. A Moringa cura mais de 300 doenças e tira qualquer dor do corpo em 3 dias. Está eliminando a morfina da vida de muita gente. Todo tratamento de erva que elimina medicamentos de nossas vidas o provável sempre acontece, o povo entra em ação e inventa coisas e o Brasileiro acredita. Impressionante como a máfia age.

    1. Anselmo diz

      Fico revoltado com esse tipo de manifestação contra a moringa, eu faço uso a quase um ano, e pode ter certeza que mim sinto muito bem, e vou continuar a usar, mesmo que alguém proíba, já tenho várias mudas da planta, por isso vou ter sempre em minha casa… é uma árvore muito poderosa. Valeu pessoal nao VC deixe de usar por causa de alguns comentários por parte dessa máfia brasileira…..

  6. Paulo Coelho diz

    Esse é o lixo de País que vivemos, onde quem tem Dinheiro manda, um País corrupto. Industrias farmaceuticas e grandes laboratórios estão incomodados com a eficácia desta planta e estão vendo suas vendas cairem, pois a moringa é poderosa sim e ajuda muita gente.

    Voce ja ouviu alguém se queixando que a Moringa fez mal, que foi parar no hospital depois que consumiu moringa ? muito pelo contrario , eu uso a Moringa há 2 anos e meio, nao uso mais nenhum tipo de remedio, antes eu usava remedios para dores de cabeça e para dormir e hoje meu gasto é apenas com a Moringa. Conheço pessoas que tambem fazem o uso e todos estao super satisfeitos. A Moringa mudou minha vida.

    Mas é como nosso amigo ai em cima falou, o cigarro faz um mal danado, sabemos muito bem dos riscos e é liberado pela ANVISA por qual motivo ? Mesmo sabendo que faz mal é liberado, qual a lógica ?

    Tudo no Brasil é mais dificil, os grandes nao querem dar espaço para os pequenos. o Governo diz que fornece ajuda ao produtor Rural e ao Pequeno empreendedor, e é essa a ajuda ?

    1. Iracy diz

      A medida do Anvisa radical, porque nao exigir um controle de qualidade da planta para comércio, pois como um produto novo poderia alguém que nao conhece a planta comprar gato por lebre! Mas alegar que no Brasil nao tem estudo comprovado que Moringa é um Alimento, ahh essa nao cola, Moringa é uma planta completa para alimentação humana e animal! Só nos resta pensar que a máfia farmaceutica do Brasil tenha mexido seus tentáculos para tentar barrar o consumo! Anvisa liberaa!

  7. Ronilson diz

    Verdade pessoal. Tudo aqui é invertido.

  8. Cleber diz

    O canal de TV rede Esgoto transmitiu reportagem contratada pela indústria farmacêutica contra o MMS. Agora a Anvisa proibe a Moringa, nem a FDA americana fez isto. Esse país não existe

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar

Política de privacidade e cookies