Notícias do setor farmacêutico

Cresce a presença do carvão ativo em formulações cosméticas

453

Cosméticas

Com alta capacidade de absorção de impurezas, o ingrediente é usado no controle da oleosidade da pele e no branqueamento dos dentes.

Não tem como falar em carvão e não pensar no churrasco de final de semana. Mas nem todo carvão é igual ou está destinado apenas a manter acesa a brasa para assar carnes. Assim como o carvão da churrasqueira, o carvão ativo (ou ativado) também tem origem vegetal, mas enquanto o primeiro é produzido a partir da queima de madeiras duras, como a lenha, o segundo vem da cortiça ou lascas de madeira.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/05/28/mercado-de-higiene-pessoal-aposta-em-transformar-a-experiencia-de-ir-ao-banheiro/

“A principal diferença entre eles está na porosidade e no tamanho de suas partículas”, diz Ana Carolina Cunha, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da Skinlab, empresa dedicada à terceirização de cosméticos. O carvão ativo tem uma estrutura que lembra a de uma esponja, mesmo quando reduzido a pó. “Por ser poroso, ele tem uma alta capacidade de absorção, podendo ser aplicado na elaboração de produtos para o controle de oleosidade, remoção de impurezas e ainda como corante natural”.

No setor de skincare, o ingrediente já pode ser encontrado em diversos tipos de cosméticos. “O carvão ativo promove uma limpeza mais profunda da pele, eliminando impurezas acumuladas durante o dia e diminuindo os poros”, afirma Fabiana Kim, analista de marketing da Kiss New York. Por meio de sua marca de maquiagens e cuidados faciais, a RK by Kiss, a companhia lançou em 2018 a linha Carvão detox, com máscaras faciais, esfoliante, lenços demaquilantes e espuma de limpeza. “Os brasileiros já aderiram à tendência do carvão ativado e nossos produtos são um grande sucesso de venda”, comemora.

Para a analista de marketing, a propensão da população brasileira a uma pele que vai de mista a oleosa abre bastante espaço para o crescimento do componente na indústria de beleza no país. Além dos itens que compõe a linha da RK by Kiss, sabonetes, hidratantes, xampus, águas micelares e até esponjas que levam carvão ativo já podem ser encontrados no mercado nacional. “É totalmente possível e provável o uso do ingrediente em ainda mais tipos de cosméticos”, diz.

Outro segmento em que o carvão ativo está em alta é na higiene oral. “Ele é o novo queridinho no branqueamento dos dentes, já que sua estrutura porosa é capaz de ligar substâncias, removendo sem aditivos químicos as manchas mais difíceis, como as de café, nicotina e chá”, explica Rana Saleh, dentista da suíça Megasmile. “O ingrediente também possui características que ajudam a eliminar a placa bacteriana e a combater o mau hálito”, acrescenta.

A marca é conhecida pelo conceito inovador de suas escovas, que apresentam cerdas com partículas de carvão ativado e design criado em parceira com duas universidades da Suíça. “Um número grande de pessoas segura uma escova várias vezes ao dia, sem pensar muito sobre isso. É exatamente este objeto cotidiano que nos desafia a desenvolver uma interação eficiente entre formas, cores e texturas”, afirma Rana.

A Megasmile tem em seu portfólio duas escovas com cerdas de carvão, uma delas com tecnologia sônica, que promete dentes brancos e polidos em duas semanas de uso. De acordo com a dentista, o elemento pode ser utilizado em formulações de cremes e espumas dentais.

O crescente movimento de cosméticos sustentáveis e com menos componentes químicos deve também impulsionar do carvão ativo na indústria de cuidados e higiene pessoal. “É cada vez maior a busca por ativos mais naturais. Ainda não temos dados concretos, mas é só olhar as prateleiras e ver novas marcas lançando produtos com cartão ativado. Os brasileiros adoram novidades”, finaliza Cunha.

 

Fonte: Brazil Beauty News

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })