VTEX busca expansão internacional

A VTEX, fornecedora de plataforma de e-commerce, tem Espanha, Itália e Estados Unidos como principais alvos para ampliar sua atuação internacional.

Hoje, a companhia tem clientes ativos em 28 países, mas os negócios fora do país ainda são incipientes (a empresa não abre números sobre o assunto).

“Uma empresa de software precisa de escala e essa é quase um obsessão da VTEX, que busca ser uma líder global fundada no Brasil”, destaca Geraldo Thomaz, co-CEO da VTEX.

Para crescer em mercados internacionais, a VTEX divide o processo de expansão em 4 etapas: Discovery (quando há um ou dois clientes em um novo país), Validation (fase em que há mais clientes, mas não em todas as categorias de atuação da empresa), Acceleration (quando passa a atender diversos clientes em todos os nichos) e Escala (etapa de consolidação, em que há apenas o Brasil hoje).

A empresa está hoje em fase de validação em locais como Romênia, Portugal, Itália e Espanha.

Já as operações no México, Chile, Argentina e Estados Unidos estão mais avançadas, na etapa de aceleração.

“Não temos uma meta definida para quantos países esperamos atingir. A meta é liderar todos os mercados em que a empresa ingressar”, detalha Mariano Gomide, fundador e co-CEO da VTEX.

A empresa atende a empresas dos setores de alimentos & bebidas, educação, serviços financeiros, moda & acessórios e drogaria & perfumaria.

Além do crescimento no exterior, a VTEX busca em 2019 a expansão no Brasil.

O plano da empresa é contar com dois novos escritórios ainda este ano: em João Pessoa e Curitiba. As unidades serão focada no desenvolvimento de tecnologia.

Hoje, a concentração do time de TI está no Rio de Janeiro, apesar da companhia também contar com alguns desenvolvedores em São Paulo.

“O plano é quase dobrar o time de desenvolvimento, que hoje tem cerca de 200 pessoas. No total, a VTEX tem mais de 460 colaboradores”, relata Thomaz.

Em João Pessoa, a empresa pretende abrir 60 novas vagas com foco técnico.

A sede de Curitiba depende da aprovação do CADE para o negócio firmado entre a VTEX e a Totvs. Como parte do acordo para a formação de uma joint-venture entre as companhias, a VTEX adquiriu a Ciashop, atual sistema fornecido pela Totvs para e-commerce.

Com a conclusão do negócio, prevista para acontecer em até 45 dias, a plataforma da VTEX passará a ser o produto para comércio digital oferecido para a base da Totvs.

Entre os mais de 2,5 mil clientes da VTEX estão nomes como Walmart, O Boticário, C&A, Ambev, Motorola e Whirpool.

A companhia tem hoje unidades em 14 cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Miami, Londres, Buenos Aires, Santiago do Chile, Bogotá, Cidade do México, Lima, Barcelona, Berlin, Milão, Medellín e Bucareste.

Fonte: Baguete

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar

Política de privacidade e cookies