Notícias do setor farmacêutico

Febre amarela também ataca os olhos

462

Durante os surtos de febre amarela no Brasil, cientistas identificaram que a doença pode também afetar os olhos.

O diagnóstico de retinopatia em pacientes com febre amarela, examinados durante dois surtos no sudeste do Brasil, foi relatado na revista Jama Ophthalmology por médicos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Febre AmarelaHomem faz exame nos olhos –

Dan Chung/Reuters

O professor Camilo Brandão de Resende e equipe realizaram exames em 64 pacientes, dos quais 20% (13) foram diagnosticados com hemorragia e lesões na retina, entre outros achados.

A retinopatia é consequência de lesões na retina ocular, problemas observado em diabéticos (retinopatia diabética) e em hipertensos descompensados (retinopatia hipertensiva). Daí a importância de exames regulares de fundo de olho nesses grupos de pessoas.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/06/28/anvisa-aprova-venda-de-dispositivo-para-socorrer-vitimas-de-engasgo/

Exames dos participantes do estudo afastaram a hipótese de hipertensão e diabetes associados à retinopatia.

No caso da febre amarela, além da icterícia observada nos olhos, pouco tem sido relatado sobre alterações oculares.

Em janeiro deste ano, também na revista Jama Ophthalmology, a professora Silvana Vianello e cientistas da Unifesp e de Juiz de Fora descreveram achados oculares associados à infecção aguda pela febre amarela em dois pacientes.

No Brasil, de 2017 a 2018, foram registrados 1.376 casos de febre amarela e 483 mortes pela doença, o que, mais uma vez, mostra a importância da vacinação para a população que se encontra em áreas de risco.

Fonte: Folha de S. Paulo Online

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })