Notícias do setor farmacêutico

Quatro dicas para ter uma logística eficiente no segundo semestre

701

logística O principal objetivo de uma empresa é ter rentabilidade e crescer. E os custos logísticos representam parte importante dos gastos de muitas corporações, tendo impacto relevante nos resultados financeiros. De acordo com o Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), os custos logísticos no Brasil equivalem a mais de 10% do PIB do País, com forte influência da atividade de transportes.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/?hl=pt-br

Neste sentido, uma logística eficiente pode representar a solução para manter a sustentabilidade dos negócios, pois colabora com a redução de custos e o aumento do nível de serviço, cria eficiência e pode auxiliar ainda a atrair novos clientes, segundo a Intecom Logística. Com mais de 15 anos de atuação, o integrador logístico é um dos principais players neste setor, sendo um importante parceiro para as companhias que demandam transporte e armazenamento de cargas em todo o território nacional, de maneira eficiente.

De acordo com o diretor executivo da Intecom, Marcelo Florio, uma logística eficiente pode impactar de maneira positiva a rentabilidade de uma empresa, agregando valor ao negócio e ao cliente e, inclusive, maximizando os lucros. “A logística de uma empresa é parte integrante da estratégia, responsável por estabelecer vantagem competitiva, gerar a conquista de novos clientes e aumento das vendas”, afirma.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/07/01/documentario-mostra-auge-e-queda-de-startup-de-exames-de-sangue/

O nível de serviço prestado pela Intecom Logística, ou seja, a capacidade de entregar exatamente no momento acordado está em níveis superiores à média do mercado. Confira as maneiras de utilizar a logística a favor do seu negócio, de acordo com Florio:

1 – Analise os custos de cada etapa

Os custos logísticos são uma preocupação recorrente de muitos gestores empresariais. Por isso, o primeiro passo para alcançar a eficiência e ganho de performance está associado a compreender e identificar qual é o valor despendido para cada uma das etapas do ciclo logístico. Em armazenagem e distribuição, alguns fatores, como produtos parados em estoque por muito tempo e transporte sem planejamento, originam custos desnecessários.

2 – Revise os processos e diminua despesas

Ao entender o custo de cada etapa da cadeia logística, chegou o momento de revisar os processos e aperfeiçoá-los ou acabar com aqueles que são considerados ineficientes. Neste sentido, é necessário analisar despesas considerando as particularidades da operação. Compreendendo este contexto, pode ser elaborado um planejamento mais assertivo, visando melhores resultados.

3 – Tenha uma ótima entrega e conquiste novos clientes

Atuar com um nível de serviço logístico acima da média, oferecendo pontualidade na entrega da carga, representa, sem dúvidas, um diferencial competitivo. É preciso verificar quais são as etapas que geram ineficiência ao processo como um todo e precisam de solução. Busque sempre oportunidades de automatizar processos.

4 – Alcance resultados consistentes

Com a prática de uma gestão logística eficiente e do melhor desempenho envolvendo toda a cadeia, o resultado certamente será o aumento do nível de serviço, a otimização dos custos e o alcance da rentabilidade. Consequentemente, o cliente final terá a percepção da melhoria da qualidade do serviço.

Sobre a Intecom Logística

Fundada em 2001 para atender clientes de todo o Brasil, a Intecom é uma empresa dedicada à excelência na gestão, armazenagem e distribuição de produtos. Com mais de 500 colaboradores diretos e mais de 700 indiretos, realiza, em média, 200 mil entregas e chega a distribuir mais de 100 mil toneladas de cargas anualmente. Em seu portfólio de clientes estão diversas empresas de setores como varejo alimentar, indústria automobilística, e-commerce, fármacos e cosméticos, entre outros.

A Intecom Logística possui capilaridade nacional a partir de seus armazéns localizados nas cidades de João Pessoa (PB), atendendo ao Norte e Nordeste, Betim e a nova unidade em Extrema (MG), atendendo toda a região mineira e parte do Centro Oeste, Barueri e Cajamar (SP), que atendem Sudeste, Sul e parte do Centro Oeste. Com essas unidades, a empresa cobre as necessidades dos clientes de todas as regiões do País.

Fonte: SEGS

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.