Notícias do setor farmacêutico

Vacina da Janssen contra o HIV passará por testes no Brasil

2.509

Vacina da Janssen contra o HIV passará por testes no Brasil

A Johnson & Johnson anunciou hoje que a Janssen Vaccines & Prevention B.V., parte das empresas farmacêuticas Janssen, está preparando o lançamento do estudo MOSAICO, primeiro de Fase 3 em grande escala da vacina contra o HIV-1. A investigação ocorre em parceria com diversas instituições de saúde ao redor do mundo. A vacina pesquisada pela Janssen tem uma abordagem global e está sendo desenvolvida com o objetivo de prevenir o contágio a partir de uma ampla variedade de cepas virais responsáveis pelas infecções por HIV.

 

“Nossa ambição na Johnson & Johnson é desenvolver uma vacina preventiva que possa ser utilizada de forma eficaz em qualquer lugar do mundo, para fortalecer o combate à epidemia de HIV e, enfim, derrotá-lo”, esclarece Dr. Paul Stoffels, Vice-Presidente do Comitê Executivo e Diretor Científico da Johnson & Johnson. “Nenhuma organização pode enfrentar este desafio histórico isoladamente. Ao trabalhar com parceiros globais e alavancar tecnologias de ponta, estamos otimistas de que possamos chegar a uma vacina para HIV ainda em nossa época”.

 

Os planos de parceria público-privada para o estudo MOSAICO serão descritos mais detalhadamente na 10a Conferência da International AIDS Society sobre a Ciência do HIV (IAS 2019) na Cidade do México. Na ocasião também serão apresentados dados mais recentes referentes à vacina cuja avaliação será aprofundada nesta nova fase de estudos.

 

O estudo MOSAICO (HPX3002/HVTN 706) será conduzido em aproximadamente 55 centros clínicos em oito países, inclusive no Brasil, entre América do Norte, Sul e Europa, contando com a participação total de cerca de 3.800 indivíduos. O estudo avaliará a vacina em grupos de homens que fazem sexo com outros homens (HSH) e de pessoas transgênero.

“A busca por uma vacina começou no momento em que o HIV foi inicialmente identificado, há mais de 35 anos, mas houve muitos desafios ao longo do caminho devido às particularidades únicas deste vírus, incluindo sua diversidade genética global”, relata o Dr. Johan Van Hoof, Chefe da Área Terapêutica Global de Doenças Infecciosas e Vacinas e Presidente da Janssen Vaccines & Prevention. “A Janssen está comprometida em avançar com os esses estudos clínicos para ajudar a construir um futuro livre do HIV”.

 

Este será o segundo – e o maior – estudo de eficácia para a vacina de HIV em investigação da Janssen. O primeiro, conhecido como IMBOKODO (HPX2008/HVTN 705), é um estudo clínico de Fase 2b que avalia atualmente a vacina em 2.600 mulheres de 18 a 35 anos em cinco países do sul da África. Os resultados iniciais do IMBOKODO e do MOSAICO são esperados no final de 2021 e em 2023, respectivamente.

 

“Estamos empenhados em desenvolver uma vacina para HIV amplamente eficaz para reduzir as estimativas de 1,5 milhão de novas infecções por HIV que estão ocorrendo”, disse o Dr. Larry Corey, Investigador Principal do HVTN, virologista e docente do Fred Hutchinson Cancer Research Center em Seattle.

 

“A cada novo estudo, trabalhamos para otimizar o progresso da vacina” disse Hanneke Schuitemaker, Ph.D., Vice-Presidente, Chefe de Descoberta de Vacina Viral e Medicina Translacional da Janssen Vaccines & Prevention B.V. “Nosso objetivo é identificar e entregar uma vacina universal que possa ser utilizada em qualquer região geográfica para ajudar a proteger populações vulneráveis com risco de infecção por HIV”.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/07/24/comprar-vacina-e-alternativa-para-imunizacao-contra-a-gripe/

Siga nosso instagram: instagram.com/panoramafarmaceutico/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })