Notícias do setor farmacêutico

LATAM Retail Show: Descubra como o Grupo DPSP e outras empresas conseguem ser eficientes

599

LATAM Retail Show

Um dos grandes desafios do setor, a eficiência operacional, influencia diretamente no bom resultado e competitividade no varejo. Para abordar essa relação, o LATAM Retail Show abre espaço para ouvir a estratégia de três empresas relevantes de segmentos distintos: Assaí Atacadista, representado por Belmiro Gomes, seu presidente, Saint-Gobain Distribuição Brasil, com a presença do diretor-geral Juliano Ohta, e Grupo DPSP, responsável pelas drogarias Pacheco e São Paulo, com participação do presidente, Marcelo Doll.

A plenária “Eficiência operacional como estratégia para aumentar a competitividade” acontece na manhã de 28 de agosto.  Os bons resultados da rede Assaí são um exemplo disso. No recente balanço financeiro do segundo trimestre, o GPA ressaltou a sustentabilidade do formado, com expansão orgânica, resultando em acelerado ritmo de crescimento de vendas e aumento da rentabilidade.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/08/06/robo-reduz-70-do-estoque-de-medicamentos-e-evita-vencimentos-em-cds-2/

O Assaí totalizou 18 novas lojas nos últimos 12 meses e segue com o plano de abertura de aproximadamente 20 lojas em 2019.

No segundo trimestre foram inauguradas três lojas. Outro destaque foi o Cartão Passaí, que manteve forte ritmo de adesão e totalizou 823 mil emissões, já representando mais de 5% de penetração comparado a 3% no mesmo período do ano passado. A bandeira Assaí ultrapassou 50% das vendas do GPA Alimentar no 2T19.

No período entre 2013 e o segundo trimestre de 2019, a receita bruta do Assaí quadruplicou e aumentou em 129% sua área de vendas, com expectativa de encerrar o ano com mais de 160 lojas no território nacional. Como resultado, a participação de mercado do Assaí ampliou em torno de 60%: de 18,5% ao final de 2013 para 29,0% em junho de 2019.

Para Marcelo Doll, presidente do Grupo DPSP, “O LATAM Retail Show é um evento muito importante e inovador para o varejo como um todo, pois nos permite compartilhar o nosso conhecimento com empresas líderes globais, bem como é a oportunidade de nos atualizarmos sobre as novidades do setor”, destaca.

O Grupo DPSP nasceu em 2011, a partir da fusão das redes Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo. É a segunda maior rede farmacêutica do país e a sétima do varejo nacional.

O Grupo DPSP teve faturamento de R$ 9,08 bilhões em 2018, o que representa um crescimento de 3% em relação a 2017. Para este ano, a companhia prevê a inauguração de 100 a 120 lojas, depois das 110 novas unidades abertas em 2018. O foco são expansões com qualidade, ou seja, em áreas onde não há farmácias.

A expansão veio acompanhada por investimentos na rede logística. No ano passado, foram inaugurados três centros de distribuição nos estados de Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro, somando seis CDs em funcionamento no país.

Já Juliano Ohta, diretor-geral da Saint-Gobain Distribuição Brasil, dona das marcas Telhanorte e Tumelero, vai compartilhar com o público do congresso alguns exemplos redução de custos e aumento da eficiência sem prejudicar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. A Saint-Gobain Distribuição Brasil vem realizando mudanças para trazer eficiência à sua operação.

As lojas estão sendo reformadas e ganhando novo layout, para que sessões complementares, como iluminação e elétrica, fiquem posicionadas lado a lado. Outro investimento da companhia foi na expansão do centro de distribuição, a fim de agilizar a entrega. A compra on-line com retirada em loja também tem crescido na Telhanorte e já corresponde a 30% do total.

O serviço de clique e retire (click and collect) é ofertado em cem lojas da rede, facilitado pela capilaridade da varejista e seu know-how logístico. “Todo o nosso recebimento de produtos é centralizado e a gente consegue ter flexibilidade para entregar em todas as lojas. Sobre a orquestração de pedidos, ela nos permite oferecer ao cliente a possibilidade de comprar em uma loja e buscar em outra”, relata o executivo.

Fonte: Portal Varejista

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })