Varejo precisa se transformar para entender o pensamento do consumidor

varejo

Desde 2004, o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) vem atuando para fortalecer a representação de empresas varejistas de diferentes setores de atuação nacional. A mais representativa entidade do varejo brasileiro é uma das apoiadoras do 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios. O evento acontece dias 1º e 2 de outubro, em São Paulo.

Marcelo Silva, presidente do IDV, destacou a importância do evento para o varejo. “O fórum é uma oportunidade para empreendedores e executivos se atualizarem para transformar seus negócios, alicerçados sob uma nova cultura de engajamento e comprometimento. Inovar é a palavra-chave, ainda mais em um cenário em que tudo se transforma muito rapidamente”.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/08/08/produtos-de-baixo-valor-agregado-sao-trunfo-para-varejo-nacional-ficar-de-pe/

O Instituto para Desenvolvimento do Varejo reúne empresários e presidentes das maiores empresas do setor. A atuação da entidade também se pauta pela discussão de liderança, um dos temas que será abordado no fórum.

“Por mais que o varejo se transforme continuamente, é preciso dar atenção especial à área de gestão de pessoas; afinal o varejo é feito de gente. Além de estar atento às transformações digitais, o líder precisa saber gerir sua equipe de maneira eficiente e entender, rapidamente, o pensamento do consumidor, que muda de acordo com o avanço tecnológico”, explica Marcelo Silva.

Para ele, as discussões sobre “Transformação: Cultura | Liderança | Inovação”, tema do fórum em 2019, trazem importantes apontamentos para o varejo nacional.

“As empresas que souberem integrar a área física com a digital terão grande vantagem competitiva. Hoje, é preciso pensar em omnichannel para otimizar recursos e gerar melhores resultados financeiros. O varejo convencional, não importa o tamanho, precisa pensar digitalmente, e assuntos como internet das coisas, Big Data e inteligência artificial devem sempre estar no radar”.

O presidente do IDV tem toda sua trajetória profissional ligada ao varejo. Atualmente é vice-presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e integra o Conselho de outras empresas, como Raia Drogasil (RD), MovidaGrupo Silvio SantosGrupo Raymundo da Fonte e Grupo Avenida. Formado em Economia e Ciências Contábeis e pós-graduado em Administração Financeira, em sua carreira profissional exerceu os cargos de diretor-executivo e CEO do Bompreço Supermercados do Nordeste, G BarbosaPernambucanas e Magazine Luiza.

O 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios acontece nos dias 1 e 2 de outubro, no Teatro Santander, em São Paulo. Em nove edições, já recebeu mais de 9 mil executivos, dentre CEO’s, diretores e gerentes, de 2 mil empresas, incluindo as maiores redes de franquias e negócios do país.

Os debates serão conduzidos por lideranças de destaque como Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza; Cláudia Malaguerra, CEO da Starbucks Brasil; Marcelo Bertini, presidente do Cinemark; Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree Hotels; Caito Maia, fundador e presidente da Chilli Beans.

Fonte: Portal Varejista

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação