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Grupo Boticário compra Beleza na Web, plataforma digital multimarcas

Grupo Boticário

O Grupo Boticário adquiriu a Beleza na Web, uma das maiores plataformas multimarcas de venda de produtos de beleza no país, o que pode garantir um salto à gigante paranaense em comércio eletrônico. O portal conta com um portfólio de mais de 17 mil itens de 360 marcas do Brasil e do exterior. O valor da transação, que precisará receber o aval do Conselho de Administração de Defesa Econômica (Cade), não foi divulgado.

O movimento de consolidação no setor, com aquisições de concorrentes ou de negócios bem posicionados em canais de venda diferenciados, caminham também em direção a um mercado disputado por duas gigantes principais brasileiras: Boticário e Natura, avalia Alexandre van Beeck, sócio-diretor da GS& Consult.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/08/02/natura-questiona-padroes-em-campanha-de-lancamento/

— É mais uma operação forte em canal digital sendo comprada por uma gigante de varejo físico, a exemplo do que ocorreu com a aquisição da Netshoes pelo Magazine Luiza. A compradora ganha velocidade na expansão no varejo digital. Os grandes grupos trabalham para ter o máximo de canais de venda para o consumidor. Sinaliza disputa forte entre Boticário e Natura. A Natura chegou ao varejo físico, comprou a Avon, tem marcas internacionais. O Boticário criou a Eudor, de venda direta, comprou a Vult, avança no digital.

O Boticário abraça seis marcas. A pioneira e que deu nome ao grupo, O Boticário, criada em 1977; Eudora, braço de venda direta do grupo, mas que tem produtos distribuídos também no varejo, de 2011; Quem disse, berenice? (2012), de maquiagem; The Beauty Box (2012), multimarcas de produtos importados, contando ainda com linha própria; Vult, também de maquiagem e adquirida pela companhia no ano passado, além da Multi B (2017), que faz distribuição e licenciamento de marcas internacionais como Australian Gold, Revlon e Nuxe.

“Buscamos solidificar nossa posição no mercado multimarca e atuação multicanal, integrando uma das principais plataformas multimarca do Brasil ao Grupo, que já tem The Beauty Box, maior rede em número de lojas multimarca de beleza do país”, diz Isabella Wanderley, vice-presidente de Novos Canais do Grupo Boticário, em comunicado.

Vendas em expansão no setor de beleza

No Brasil, o mercado de beleza e cuidados pessoais, encabeçado por Natura e Boticário, nesta ordem, movimentou R$ 109,70 bilhões em vendas em 2018, segundo dados da consultoria de pesquisa Euromonitor International. É avanço de quase 25% em cinco anos, com previsão de crescimento de pelo menos mais 20% até 2023.

O Boticário lidera com grande folga o varejo de lojas físicas no segmento de beleza. Suas marcas somam mais de 35 mil lojas, havendo ainda mais cinco mil pontos de venda em varejo físico em 1.750 municípios do país. Está presente ainda em outros 15 países, além do Brasil.

Após uma robusta expansão do grupo, o Boticário vem ampliando os negócios para além de seus muros. Em março, quando divulgou o resultado de 2018 — com avanço de 11% na receita, para R$ 13,7 bilhões, já contando as operações da Vult — a companhia anunciou que alcançaria R$ 300 milhões em investimentos em 2019, à frente dos R$ 250 milhões do ano passado. São recursos que, além de alimentarem inovação e transformação digital, vão possibilitar a expansão de linhas de produção nas fábricas de São José dos Pinhais (PR) e Camaçari (BA), dos centros de distribuição, incluindo um novo em Minas Gerais.

“Beleza na Web tem muita sinergia com o Grupo Boticário. As duas empresas estão de olho no novo consumidor e têm no DNA a inovação e a busca constante por desafios. Juntos, vamos cada vez mais oferecer experiências para o nosso consumidor onde ele estiver”, afirma Alexandre Serodio, fundador da Beleza na Web, que vai continuar no comando do negócio.

— A atuação no canal multimarca digital traz uma importante inteligência de dados. Permite coleta de informações que mostram o comportamento do consumidor de forma ampla em perfumaria, cosméticos e beleza. Tem grande importância. Ser produto não é mais suficiente — complementa van Beeck.

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Fonte: O Globo

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