Como a indústria farmacêutica pode vender para o governo

Como a indústria farmacêutica pode vender para o governo

O governo brasileiro gastou mais de R$ 90 bilhões com licitações de bens e serviços apenas em 2018. O mercado é gigantesco e cada vez mais empresas buscam fornecer soluções para o Estado. Para os representantes da indústria farmacêutica, as compras públicas são uma grande oportunidade para ampliar a carteira de clientes e realizar vendas volumosas. Especialistas indicam quatro passos para enveredar por esse segmento.

 

Monitore as licitações

O primeiro passo para vender para o governo é monitorar as licitações que são lançadas. Constantemente há editais abertos para o setor farmacêutico. No mercado há ferramentas gratuitas de monitoramento de licitações para conhecer mais sobre o mundo das compras públicas. “Capturamos cerca de 3 milhões de novas oportunidades de negócio por mês. É um volume muito grande para uma pessoa só monitorar, por isso ferramentas de automação ajudam. Com uma boa ferramenta é possível aplicar filtros conforme o negócio e emite uma notificação sempre que uma licitação da área escolhida for aberta”, explica Fernando Salla, CEO da Effecti, empresa especializada em automação para fornecedores de licitações.

 

Inscreva-se no edital cadastrando os produtos

Após localizar a licitação, você poderá se inscrever no edital, registrando os produtos que está ofertando. “O processo de cadastrar os itens da licitação pode ser um desafio para os empreendedores que estão começando a participar de editais. O cadastro dos itens é feito individualmente, então, ter uma solução que facilite isso e registre os produtos de maneira automática pode reduzir até 80% do tempo gasto no processo. Isso ajuda muito para aqueles que estão buscando ampliar sua carteira de clientes e desejam otimizar o tempo”, comenta Fernando.

 

Fique atento à margem de lucro

Com os itens cadastrados, a disputa de lances começa. Esse processo funciona como um leilão ao contrário, no qual ganha aquele que oferecer o menor preço. “É importante conhecer bem a margem de lucro do produto que você pretende vender para não sair no prejuízo. Então, calcule o custo do produto, da logística, do estoque, do software de automação, tudo o que envolve o processo de venda e entenda qual o seu valor mínimo. Ganhará a licitação aquele que oferecer o melhor preço para o governo, se você não está conseguindo oferecer um preço competitivo, avalie onde, na sua estrutura de funcionamento, é possível enxugar a operação”, explica Fernando. Nesse ponto do processo também existem ferramentas que deixam a vida do licitante mais fácil.

 

Não deixe de responder o pregoeiro

A última etapa do processo licitatório é o chat do pregoeiro. Buscando sempre a transparência, o chat do pregoeiro é um canal de comunicação entre o fornecedor e o governo. Quando uma empresa é convocada no chat ela deve responder rapidamente o pregoeiro, senão pode sofrer penalidades. Para essa etapa do processo a tecnologia é grande aliada, com um bom software é possível monitorar diversos portais de compra da união e ser notificado sempre que sua empresa for convocada.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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