Notícias do setor farmacêutico

Falta de ar, fadiga, tosse e tonturas podem ser sintomas de uma cardiomiopatia

15.434

Falta de ar durante o esforço ou mesmo em repouso, inchaço das pernas, tornozelos e pés, tosse, fadiga, arritmia cardíaca, tonturas, vertigens e desmaios são sintomas de cardiomiopatia.

Nos estágios iniciais, as pessoas com cardiomiopatia podem não apresentar sintomas. Conforme a condição avança, no entanto, os sinais e sintomas geralmente aparecem.

A cardiomiopatia é uma condição em que o músculo cardíaco torna-se inflamado e ampliado. Por estar ampliado, o músculo cardíaco é esticado e torna-se fraco. Isso significa que ele não consegue bombear sangue tão rápido como deveria.

Muitas vezes, a causa de cardiomiopatia é desconhecida. Em algumas pessoas, no entanto, é possível identificar algumas causas:

•  Pressão arterial alta de longo prazo
•  Problemas nas válvulas cardíacas
•  Danos nos tecidos do coração de um infarto anterior
•  Aumento da frequência cardíaca crônica
•  Distúrbios metabólicos, como obesidade, distúrbios da tireoide ou diabetes
•  Deficiências nutricionais de vitaminas ou minerais essenciais
•  Gravidez
•  Beber muito álcool ao longo de muitos anos
•  Uso de cocaína, anfetaminas ou esteroides anabolizantes
•  Utilização de algumas drogas quimioterápicas para tratar câncer
•  Certas infecções virais
•  Hemocromatose
•  Condições genéticas (cardiopatia congênita).

Fatores de risco

Existem vários fatores que podem aumentar o risco de cardiomiopatia, incluindo:

História familiar de cardiomiopatia, insuficiência cardíaca e parada cardíaca súbita

Hipertensão arterial a longo prazo

Condições que afetam o coração, incluindo um ataque cardíaco passado, doença arterial coronariana ou uma infecção no coração (cardiomiopatia isquêmica)

Obesidade, que faz o coração trabalhar mais

Abuso de álcool a longo prazo

Uso de drogas ilícitas, como cocaína, anfetaminas e esteróides anabolizantes

Certos medicamentos quimioterápicos e radioterapia para câncer

Certas doenças, como diabetes, uma glândula tireóide sub ou hiperativa, ou um distúrbio que faz com que o corpo armazene excesso de ferro (hemocromatose)

Outras condições que afetam o coração, como um distúrbio que causa o acúmulo de proteínas anormais (amiloidose), uma doença que causa inflamação e pode causar crescimento de células no coração e outros órgãos (sarcoidose) ou distúrbios do tecido conjuntivo.

Complicações

A cardiomiopatia pode levar a outras condições cardíacas, incluindo:

Insuficiência cardíaca: Seu coração não pode bombear sangue suficiente para atender às necessidades do seu corpo.  Não tratada, a insuficiência cardíaca pode ser fatal.

Coágulos de sangue: Como seu coração não consegue bombear de forma eficaz, coágulos de sangue podem se formar em seu coração. Se coágulos entrarem na corrente sanguínea, eles podem bloquear o fluxo sanguíneo para outros órgãos, incluindo o coração e o cérebro.

Problemas de válvula: Como a cardiomiopatia faz com que o coração aumente, as válvulas cardíacas podem não fechar adequadamente. Isso pode levar a um fluxo de sangue para trás (insuficiência valvular).

Parada cardíaca e morte súbita:  A cardiomiopatia pode levar a ritmos cardíacos anormais.  Esses ritmos cardíacos anormais podem resultar em desmaios ou, em alguns casos, morte súbita, se o coração parar de bater de forma eficaz.

Prevenção

Em muitos casos, você não pode evitar a miocardiopatia.  Deixe seu médico saber se você tem um histórico familiar da doença.

Você pode ajudar a reduzir suas chances de cardiomiopatia e outros tipos de doenças cardíacas vivendo um estilo de vida saudável para o coração e fazendo escolhas de estilo de vida como:

Evitar o uso de álcool ou cocaína
Controle da pressão alta, colesterol alto e diabetes
Comendo uma dieta saudável
Obtendo exercício regular
Dormindo o suficiente
Reduzindo seu estresse

Se você tiver um ou mais dos sinais e sintomas associados com cardiomiopatia procure um cardiologista!

Fonte: A notícia MT

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })