Notícias do setor farmacêutico

Queda da atividade industrial brasileira e americana derrubam Ibovespa

308

BOLSA DE NY: investigação de fraude no mercado de capitais foi conduzida pelo Departamento de Justiça dos EUA / Juan Mabromata/Getty Images) (Juan Mabromata/Getty Images)

Após o resultado do PIB do segundo trimestre do ano ter surpreendido positivamente os investidores na semana passada, os dados macroeconômicos voltaram a decepcionar. Nos Estados Unidos, o indicador da atividade manufatureira no país recuou pela primeira vez desde 2016. De acordo com agências de notícias, o resultado teve forte impacto nos índices acionários de Wall Street. Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq composite caíram 1,08%, 0,69%, 1,11%, respectivamente. No Brasil, o Ibovespa fechou em queda de 0,94%, a 99.680,83 pontos.

Por aqui, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a produção industrial brasileira encolheu 0,3% em julho ante o mês anterior. O resultado também teve impacto negativo na Bolsa, já que o mercado esperava crescimento.

Sócio diretor da Modalmais, Ronaldo Guimarães esperava aumento de 0,3% da atividade industrial no mês e ficou desapontado com o resultado. ?O dado reforça a leitura de que o ritmo de recuperação econômica segue lento e faz-se necessário continuar cauteloso quanto às perspectivas de crescimento no terceiro trimestre?, escreveu em comunicado a clientes.

Também pesou sobre o mercado financeiro global, os desdobramentos do conflito comercial entre China e Estados Unidos. Há dois dias, o governo americano cumpriu o prometido e elevou as tarifas sobre produtos chineses. Nesta terça-feira, o presidente Donald Trump usou o Twitter para afirmar que as negociações com o país asiático serão ?muito mais duras? caso ele seja reeleito em 2020.

No campo das ações, o papel da SulAmérica (SULA11) abriram em forte queda e fecharam com desvalorização de 4,19%. De acordo com o Brazil Journal, a companhia de seguros vendeu sua participação de 14,9% da companhia em uma operação de 2,7 bilhões de reais.

Os papéis da Qualicorp (QUAL3) também sofreram queda. Após alta de 28,67% em agosto, as ações da empresa de planos de saúde coletivos recuaram 3,02%.

Do outro lado, os papeis da Marfrig (MRFG3) voltaram subiram 1,92%, após o Burger King incluir no cardápio o hamburgueres de vegetal feito pelo frigorífico em parceria com a Acher Daniels Midland. Em agosto, o anúncio de que a companhia de proteína animal passaria a vender ?carne vegetal? fez suas ações subirem até 7%.

Apesar do Ibovespa ter fechado em baixa, as ações da preferenciais da Petrobrás (PETR4) tiveram alta de 1,19%, após a petrolífera divulgar ter batido recorde em agosto na produção de óleo equivalente (boed), que engloba petróleo e gás. A produção média diária ficou em 3 milhões de barris, atingindo 3,1 milhões no pico.

Nesta terça-feira (3), o dólar amanheceu em baixa, chegando a ser comercializado a 4,156 reais por volta do meio dia. Após subir no período da tarde, a moeda americana fechou em queda de 0,086%, a 4,179 reais.

Fonte: Exame

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.