Movimentação de cargas na Ativa Logística deve crescer 15% com alta da indústria de HPC

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Movimentação de cargas na Ativa Logística deve crescer 15% com alta da indústria de HPC Depois de uma recuperação em 2018, quando obteve um crescimento real de 1,7%, a indústria da beleza no Brasil espera fechar a atual temporada com outro saldo positivo, na faixa dos 2%. No ano passado, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor movimentou US$ 30,3 bilhões (quase R$ 120 bilhões), colocando-se como o quarto maior mercado do mundo, com participação de 6,2% nas vendas globais, atrás apenas de Estados Unidos (18,3% – US$ 89,5 bilhões), China (12,7% – US$ 62 bilhões) e Japão (7,7% – US$ 37,5 bilhões), e bem à frente da Alemanha (4,1% – US$ 20,2 bilhões).

Com esse desempenho expressivo do mercado da beleza, a Ativa Logística também segue na mesma linha de otimismo. Em 2019 a companhia, que é a operadora logística oficial dos expositores e destaque entre os participantes da 15ª Beauty Fair, entre os dias 7 e 10 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo, movimentou 600 mil toneladas de produtos em 18 unidades operacionais, atendendo a 90% de clientes do mercado de saúde e HPC. Até o final de dezembro ela espera consolidar um crescimento de 15% na movimentação de cargas. Entre janeiro e junho últimos, já foram 350 mil toneladas, 80% delas de cosméticos.

Um dos bons motivos para acreditar no crescimento da movimentação do setor da beleza é que o consumo também ganha novos canais, como o das farmácias, onde a Ativa Logística se faz muito presente e pode capitalizar negócios. “A demanda por serviços logísticos deverá crescer nos próximos cinco anos e estamos focados nisso, aplicando o plano estratégico, preparando os recursos humanos, infraestrutura e tecnologia para atender as necessidades do mercado com maior qualidade, produtividade e sermos muito mais competitivos e rentáveis”, argumenta o presidente Clóvis A. Gil.

Desde 2018 a Beauty Fair, onde a Ativa Logística disponibiliza veículos e faz um atendimento especial aos expositores, tem desenvolvido uma parceria com a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) com o Fórum Beauty Fair Farma, onde o objetivo é fazer com que o canal farma e o mercado de beleza explorem novas oportunidades de negócios. Só de farmácias e drogarias o país tem cerca de 80 mil lojas. Em contrapartida, havia até o final de dezembro último, 2.794 indústrias regularizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atuando no setor de HPC. E de olho nas oportunidades que devem surgir no mercado, a Ativa, reconhecida pelo Programa de Qualificação de Fornecedores da ABIHPEC e também premiada pela Racco Cosméticos no Top Fornecedor, investe forte, em novas tecnologias, contratações e ampliação da frota, que demandarão, até o final do ano, algo em torno de R$ 30 milhões.

Com a estimativa de crescer 17% em 2019, a Ativa, que também oferece armazenagem e gestão de inventários, tem instalações diferenciadas para picking & packing, adequação, montagem de kits e expedição de cosméticos, medicamentos e correlatos. Para esses últimos, a companhia, com 18 unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Curitiba, no Paraná, investe em um novo armazém com área climatizada de 15º a 25º para atender cada vez mais às exigências do mercado.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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