Notícias do setor farmacêutico

Medicamento à base de cannabis chega às farmácias de Portugal

cannabis

Incluído no grupo farmacoterápico dos analgésicos e antitérmicos, spray oral aprovado para o alívio da espasticidade chega nas farmácias de Portugal por volta de 300 euros, cerca de 1.360 reais

O primeiro medicamento à base de cannabis já está disponível nas farmácias de Portugal. O Sativex está aprovado para o alívio da espasticidade (aumento involuntário da contração muscular) moderada a grave associada à esclerose múltipla e o preço final por embalagem rondará os 300 euros para o doente, segundo adiantou ao PÚBLICO o Infarmed.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/?hl=pt-br

Incluído no grupo farmacoterápico dos analgésicos e antitérmico, o Sativex contém os dois princípios ativos da cannabis o CBD e THC e é administrado na forma de spray oral.

A espasticidade, caracterizada pela contração muscular involuntária nos membros e tronco é uma das causas de incapacidade dos doentes com esclerose múltipla e pode ser muito dolorosa e interferir nas mais simples atividades diárias dos doentes. O objetivo do tratamento com canabinoides é ajudar a assegurar uma vida normal aos doentes que não sentiram um alívio dos sintomas com as alternativas de tratamento existentes.

O medicamento já possuía autorização de venda no mercado português desde 2012, mas nunca chegou a ser comercializado, podendo apenas ser pedido por via de uma autorização especial. Entre 2016 e 2017, o Centro Hospitalar de Lisboa Central, por exemplo, tinha dispensado 21 unidades daquele medicamento.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/07/30/maior-evento-do-associativismo-farmaceutico-movimenta-sao-paulo/

A farmacêutica Almirall, responsável pela comercialização deste medicamento, sustenta em comunicado que o Sativex foi aprovado em 20 países e, atualmente, é comercializado em nove países da Europa, incluindo Alemanha, Espanha e Itália.

Fonte: Somke Buddies

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. AceitarConsulte mais informação