Notícias do setor farmacêutico

Sudeste concentra 60% das startups de saúde

300

Cerca de 60% das startups de saúde brasileiras, as chamadas healthtechs, têm sede na Região Sudeste, enquanto outras 28% são da Região Sul. A concentração das healthtechs no País é um dos dados que mais chamam a atenção em estudo feito pela consultoria de inovação Distrito.

 

O levantamento foi divulgado ontem, na abertura do Distrito Inova HC, espaço de startups criado em parceria entre a consultoria e o Hospital das Clínicas: com 900 m², poderá receber 20 startups e até 150 profissionais especializados no setor.

 

De acordo com a pesquisa, existem hoje 386 startups de saúde no Brasil, sendo que nenhuma delas está localizada na Região Norte. Quando analisada a presença de healthtechs por Estado, São Paulo se destaca, com aproximadamente 40% – em seguida aparecem Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

 

A concentração no Sudeste não acontece só com as healthtechs: recentemente, a pesquisa Radar AgTech mostrou que a região concentra dois terços das startups do agronegócio no Brasil.

 

De acordo com o estudo, a gestão da saúde é a área que mais atrai startups: cerca de 23% das empresas mapeadas oferecem soluções desse tipo. O Distrito considerou que existem hoje no Brasil healthtechs de diferentes categorias, incluindo farmácia e diagnóstico, inteligência artificial e tecnologias para o monitoramento de pacientes.

 

“A área de gestão acaba sobressaindo porque corresponde, principalmente, a serviços de softwares, que têm uma barreira de entrada menor, já que exigem apenas conhecimento de programação e não da medicina com um todo”, afirma Gustavo Verginelli, responsável pela pesquisa. “É preciso incentivar pesquisadores de medicina a empreender para explorar novas oportunidades.”

 

Esse é um dos objetivos do novo espaço em São Paulo – além do lugar para startups, há ainda um laboratório de telemedicina e um hospital 4.0 para simulação de situações do dia a dia e aplicação de novas tecnologias.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.