Notícias do setor farmacêutico

Explosão afeta laboratório russo que abriga vírus vivo do ebola e varíola

624

Uma explosão incendiou Centro Estadual de Pesquisa de Virologia e Biotecnologia russo, conhecido como Vector. O local é responsável por abrigar amostras de vírus vivos como o do ebola, o da varíola e do HIV. O centro de pesquisas afirmou nenhum material biológico de risco estava armazenado na sala onde ocorreu a explosão, e que por isso não há chance de contaminação da população com os patógenos, que apresentam altas taxas de letalidade.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/?hl=pt-br

O acidente aconteceu na última segunda-feira, durante uma obra para reparos da sala de inspeção sanitária, no quinto andar do prédio de seis andares. O edifício fica em Koltsovo, na região de Novosibirsk, na Sibéria. Na explosão, uma pessoa ficou ferida com queimaduras de terceiro grau. O incêndio começou quando um cilindro de gás explodiu, quebrando as janelas do prédio. Apesar disso, a estrutura da construção não foi afetada.

Fundado em 1974, o Vector era usado para desenvolver pesquisas sobre armas biológicas durante a Guerra Fria. Agora, o centro de pesquisa é conhecido por desenvolver vacinas e ferramentas para diagnosticar e tratar doenças infecciosas. Os cientistas do laboratório russo estão trabalhando na criação de vacinas para gripe suína, HIV e ebola.

O incidente de segunda-feira não foi o primeiro no Vector. Em 2004, um pesquisador morreu  no complexo de laboratórios após se espetar acidentalmente com uma agulha infectada pelo vírus ebola.

Fonte: O Globo

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })