Notícias do setor farmacêutico

Vacina pentavalente desaparece dos postos de saúde

451

vacina pentavalente

Há pelo menos um mês, mães de bebês que precisam receber a vacina pentavalente rodam pelas unidades básicas de saúde da capital e da Região Metropolitana do Rio sem conseguir encontrar a dose. A vacina, que deve ser aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida, protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite causada pela bactéria haemophilus influenzae.

A Superintendência de Vigilância em Saúde da Prefeitura do Rio informou que a vacina, fornecida pelo Ministério da Saúde, está em falta e não há data prevista para regularização do abastecimento.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/09/24/drauzio-varella-os-medicos-nao-gostam-de-trabalhar-em-cadeias/

Já o Ministério da Saúde afirmou que o abastecimento está parcialmente interrompido desde julho, quando lotes da pentavalente recebidos do laboratório indiano Biologicals E. Limeted foram reprovados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O ministério pediu reposição do fornecimento à Organização Pan-Americana da Saúde. No entanto, esclarece a pasta, não há disponibilidade imediata da vacina pentavalente no mundo. “A compra de 6,6 milhões de doses começaram a chegar de forma escalonada em agosto no Brasil”, informou a nota. A previsão do ministério é de que o abastecimento voltará à normalidade a partir de novembro.

O governo explica ainda que, por se tratar de um imonubiológico, diferentemente dos medicamentos sintéticos, a vacina não tem disponibilidade imediata. Portanto, o recebimento pelo Brasil depende do processo de fabricação e testagem.

Problema de abastecimento também no ano passado

Não é a primeira vez que isso acorre. Entre janeiro e março do ano passado, a pentavalente também desapareceu dos postos de saúde. Mais uma vez, o problema foi nacional. Na época, o ministério alegou que houve um problema na liberação do produto, que é importado, ao chegar ao Brasil.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Fonte: O Globo

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })