Notícias do setor farmacêutico

Especialistas apontam retrocesso em cobertura de vacinas no Brasil

390

A redução na cobertura de vacinas no Brasil e o retorno de doenças por baixa imunização são objeto de análise de um grupo de trabalho da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara. Especialistas ouvidos em audiência pública na quinta-feira (26) apontaram retrocessos nesse sistema.

O diretor do departamento de logística em Saúde do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira, destacou que o planejamento da aquisição de vacinas é feito com base nas demandas das secretarias estaduais.

Ferreira informou que o maior desafio em relação às vacinas é a logística que envolve o transporte de produtos que precisam ser constantemente refrigerados. “Diferente de um fornecedor de insumos, eu não acabo a minha missão quando eu entrego. Eu preciso me preocupar com a capacidade que o estado tem de receber aquilo, se ele não tiver eu não posso entregar porque aquela carga não pode ser perdida”, informou.

O presidente do grupo de trabalho que avalia o Programa Nacional de Imunização, deputado Pedro Westphalen (PP-RS), lembrou que o objetivo do grupo é justamente conhecer melhor a logística que envolve as vacinas, para propor melhorias nessas práticas e garantir o acesso à vacina para toda a população.

Ele disse ainda que alguns deputados do grupo devem ir ao aeroporto de Guarulhos (SP) para conhecer as instalações do Ministério da Saúde para a guarda e distribuição de medicamentos.

Para o representante do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, Leonardo Vilela, são necessárias campanhas educativas para aumentar a cobertura vacinal, além de um melhor planejamento para que as vacinas estejam disponíveis em número suficiente para toda a população.

Da Redação – GM

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/11/18/wal-mart-e-dlt-labs-canada-anunciam-solucoes-blockchain-para-logistica-e-pagamentos/

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })