Notícias do setor farmacêutico

Dermatologistas usam IA para avaliar pacientes

386

Software SAILA, criado por médica brasileira, cruza dados científicos com informações individuais para identificar fatores de risco e ajudar dermatologistas

A Mantecorp Skincare lança a plataforma SAILA® (Skin Aging in Longevity Assessment), dedicada a médicos dermatologistas de todo o país, para auxiliar na avaliação da pele de seus pacientes. O software, pioneiro, faz uso de inteligência artificial para cruzar dados da literatura médica com informações individuais, fatores de risco para problemas e alterações dermatológicas relacionadas ao envelhecimento.

Veja mais: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/07/29/perda-de-memoria-nem-sempre-significa-doenca-de-alzheimer/

O SAILA® foi criado pela especialista Flávia Addor, que é mestre em dermatologia e pós-graduada em Nutrologia, após 10 anos de estudos e pesquisas sobre o envelhecimento cutâneo, que apontaram os principais efeitos de fatores multifatoriais à saúde da pele, cabelo e unhas, como estilo de vida, meio-ambiente e problemas orgânicos. “Não é apenas a exposição solar a vilã do envelhecimento, ou mesmo o câncer de pele, comum em pessoas de idade mais avançada”, destaca Addor.

Apoiada pela Mantecorp Skincare, a tecnologia vai permitir que os dermatologistas tenham acesso gratuito ao SAILA® para enviar as informações dos pacientes e receber, de forma ágil, a avaliação da plataforma sobre os perfis de dano da pele. Todo o processo conta com a proteção e o sigilo dos dados compartilhados pelos pacientes, por meio de uma autoavaliação digital, e somente os dermatologistas que o acompanha terá acesso ao conteúdo.

Com o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida do brasileiro, a longevidade trouxe desafios aos especialistas, que costumam ser procurados quando os primeiros sinais de envelhecimento aparecem. Por isso, a “dermatologia do futuro” propõe uma abordagem personalizada e focada na prevenção – facilitando resultados melhores e mais perenes. “Com conhecimento para realizar uma avaliação mais completa, analisando o paciente como um todo, o médico tem a oportunidade de indicar estratégias de prevenção e acompanhamento de forma ampla e totalmente focada nas necessidades de cada pessoa”.

Os cinco perfis: principais causas do envelhecimento

Os resultados entregues pelo SAILA®, que funciona como uma “calculadora de risco”, identifica dois perfis principais, entre cinco, nos quais o paciente se encaixa:

1)Oxidação, conhecida como a grande vilã do envelhecimento, geralmente relacionada por exposição excessiva ao sol, estresse e tabagismo, “danificando” as células do corpo;

2)Glicação, associada ao consumo excessivo de açúcares e diabetes mellitus;

3) Processos inflamatórios como queimaduras solares, acne grave e doenças autoimunes;

4) Mutagenicidade, ou seja, os fenômenos que levam ao prejuízo da reparação celular e na síntese de colágeno como poluição e radiação;

5) Alterações metabólicas
, que são as doenças hormonais – a de maior relevância, quando falamos de envelhecimento, é a menopausa. “O impacto de cada fator destes mecanismos é variado, mas nem sempre eles são identificados e abordados pelos dermatologistas. Em alguns casos, chegam a ser sinérgicos, potencializando os danos”, explica Flávia.

A médica ressalta, ainda, que a ferramenta, desenvolvida em três anos de trabalho, é exclusiva para uso médico e coloca a inteligência artificial à serviço da sociedade. “Estamos alinhados à duas tendências mundiais: o uso da inteligência artificial na medicina e a personalização do atendimento”, destaca a especialista.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Fonte: Brasil Fashion News

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.