Notícias do setor farmacêutico

Câmara discutirá PL que libera a cannabis

433

cannabis

A Câmara dos Deputados instalou uma Comissão Especial para discutir o Projeto de Lei que libera a comercialização de medicamentos à base da cannabis sativa, planta usada para fabricar produtos medicinais e também a maconha.

A lei atual permite que a União autorize o plantio da maconha em casos específicos para fins medicinais ou científicos. Em algumas situações, pacientes brasileiros precisam importar os medicamentos. Porém, a comercialização não está prevista na legislação.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/07/01/brasileiros-terao-acesso-a-insulina-inalavel-para-controlar-o-diabetes/

O projeto permite que remédios que contenham extratos e outras partes da cannabis possam ser vendidos em todo o território nacional caso haja comprovação da eficácia terapêutica para o caso indicado para o uso, por meio de laudo médico.

O texto também prevê a regulação do produto por parte da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O relator da matéria é o deputado Luciano Ducci (PSB). Para ele, o debate tem que acontecer longe de amarras ideológicas. “A questão ideológica não faz parte desse projeto. Precisamos enxergar a questão desses pacientes que precisam desse medicamento e não têm acesso.”

O deputado Vinícius Poit (Novo) destaca a necessidade de se separar os debates sobre o medicamento á base de cannabis. “A gente precisa debater a questão do canabidiol de forma técnica. Não estamos falando de revolução, de legalização das drogas. O mérito é outro.”

A Comissão tem até 40 sessões para concluir os trabalhos e apresentar e votar um relatório sobre a proposta.

A princípio, o projeto vai ser analisado em caráter terminativo, ou seja, sem ter que passar pelo plenário, podendo ir direto para o Senado, a não ser que algum deputado apresente recurso.

*Com informações do repórter Levy Guimarães

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Fonte: Jovem Pan

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.