Notícias do setor farmacêutico

Especialista do Hapvida alerta para os riscos da osteoporose

486

Osteoporose

O Dia Mundial de Combate à Osteoporose é celebrado no próximo domingo, 20 de outubro, e tem o objetivo de conscientizar as pessoas aos perigos da doença. A osteoporose é uma condição metabólica caracterizada por baixa massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, o que gera aumento da suscetibilidade a fraturas.

Entre os sintomas estão dores ósseas, deformidades e redução da estatura. A patologia também pode ser assintomática e silenciosa. O principal método de diagnóstico é a realização do exame de densitometria óssea, que mede a densidade mineral óssea em pontos estratégicos (coluna lombar e colo do fêmur).

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/10/11/projeto-permite-comercializacao-de-medicamentos-baseados-em-cannabis-sativa/

O ortopedista do Hapvida, George Cordeiro, destaca que as mulheres estão no grupo de maior risco. “A osteoporose pode atingir qualquer pessoa, porém, as mulheres estão mais suscetíveis a desenvolvê-la devido às baixas hormonais pós-menopausa e maior longevidade.

Além disso, sedentarismo, uso de anticonvulsivantes e baixo índice de massa corpórea são outros fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença”, disse o especialista.

O tratamento consiste em reposições hormonais e o uso de medicamentos da classe dos bifosfonatos, responsáveis por aumentar a densidade óssea. Cordeiro ainda alertou que existem hábitos que não são recomendados neste processo. “Deve-se evitar fumar, ter uso abusivo de café, bebidas alcoólicas e, claro, o paciente precisa manter as consultas médicas rotineiras e os exames laboratoriais”, conclui o ortopedista.

A prática de hábitos saudáveis ao longo da vida é crucial para a prevenção. Alimentação rica em cálcio, controle do peso e atividade física regular previnem não somente a osteoporose, mas diversas outras complicações. Também é indicada a exposição ao sol, para produção de Vitamina D.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Fonte: Correio do Municipios

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })