Notícias do setor farmacêutico

Anvisa aprova medicamento infecções fúngicas em ambiente hospitalar

743

O GBT – Grupo  Biotoscana anuncia que a Agência Nacional de Vigilância Santitária (ANVISA) acaba de aprovar um novo medicamento para o tratamento de infecções fúngicas em ambiente hospitalar, com apresentação intravenosa e oral.

 

O medicamento foi desenvolvido em resposta à necessidade médica urgente para o tratamento de infecções fúngicas invasivas, naturalmente resistentes a muitas terapias antifúngicas e cada vez mais resistentes a outras terapias disponíveis.

 

Em comparação às moléculas já disponíveis no Brasil, a molécula isavuconazol, comercialmente batizada como Cresemba®, demonstrou diversas vantagens quando comparado aos outros azóis, incluindo eficácia com menos eventos adversos, farmacocinética diferenciada e excelente biodisponibilidade com a administração oral.

 

Com o registro, o medicamento passa a ser um importante reforço no tratamento de pacientes adultos com aspergilose invasiva e para o tratamento de pacientes adultos com mucormicose.

 

“Cresemba® é um medicamento bem diferenciado que atende a uma necessidade médica crítica em pacientes com infecções invasivas por fungos e estamos muito satisfeitos por expandir nossa linha de antifúngicos, especialidade médica onde possuímos uma forte presença comercial e um histórico comprovado e bem-sucedido de desenvolvimento e apoio a classe médica.” disse Claudio Coracini, Gerente-Geral da United Medical no Brasil.

 

Embora sejam consideradas infecções raras, essas infecções fúngicas possuem uma incidência relevante, sobretudo, em pacientes cujo sistema imunológico perdeu a efetividade por conta de outras condições clínicas. Figuram nessa lista pacientes convivendo com HIV/AIDS, transplantados ou pessoas que passaram por cirurgias abdominais complexas. Além destes, pacientes submetidos a transplante de medula óssea, quimioterapia e aqueles submetidos a tratamentos com corticoides e antibióticos de amplo espectro precisam de atenção.

 

O medicamento Cresemba® é registrado e será comercializado no Brasil pela United Medical, empresa do GBT – Grupo Biotoscana, biofarmacêutica latino-americana, sediada no Uruguai e presente em 10 países em toda a região. No mundo, isavuconazol está aprovado em 20 países, incluindo EUA3, Suíça4, além dos estados membros da União Europeia, Jordânia, Argentina, Chile, Colombia e Peru.

 

Com a aprovação pela ANVISA, o isavuconazol aguarda agora a aprovação de preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e a previsão para chegada ao mercado brasileiro é até o final de 2019.

 

 

Referências:

  1. Maertens JA, Raad II, Marr KA, et al. Isavuconazole versus voriconazole for primary treatment of invasive mould disease caused by Aspergillus and other filamentous fungi (SECURE): a phase 3, randomised-controlled, non-inferiority trial. Lancet. 2016;387(10020):760-769. (acessado em: 3 de setembro de 2019)

 

  1. European Public Assessment Report (EPAR) Cresemba: http://www.ema.europa.eu (acessado em: 3 de setembro de 2019)

 

  1. Nos Estados Unidos, o Cresemba é aprovado para o tratamento de pacientes com 18 anos ou mais de idade por aspergilose invasiva e mucormicose invasiva (Cresemba US prescribing information, acessado em: 3 de setembro de 2019).

 

  1. Na Suíça, o isavuconazol é aprovado para o tratamento de pacientes adultos com aspergilose invasiva e para o tratamento da mucormicose em pacientes adultos resistentes ou intolerantes à anfotericina B e em pacientes adultos com insuficiência renal moderada a grave (indicação completa em: Swissmedic – informações aprovadas para profissionais de saúde a partir de agosto de 2017).

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })