Notícias do setor farmacêutico

Consultório farmacêutico fez 380 consultas até setembro

Volta Redonda- O Consultório Farmacêutico é uma realidade no município de Volta Redonda desde o dia 04 de maio de 2018. De acordo com farmacêutica responsável pelo serviço, Gisele Garupa, no restante do primeiro ano de funcionamento da unidade foram realizados 53 procedimentos. Já em 2019, foram 196 pacientes atendidos em um total de 380 consultas, no período de março a setembro.

Gisele garante que o acompanhamento profissional feito na farmácia é importante no controle de doenças crônicas como Diabetes e Hipertensão. Isso acontece, segundo ela, pois são problemas que exigem uso contínuo de medicamentos. Geralmente são pacientes “polimedicados”, em uso de mais de cinco fármacos.

– O monitoramento vem contribuir significativamente à adesão ao tratamento, o que gera melhoria na qualidade de vida do paciente, possibilitando alcance de metas terapêuticas e tendo por objetivo reduzir os desfechos negativos no tratamento dos pacientes portadores de doenças crônicas. Isso ajuda a evitar a hospitalização – destaca.

A farmacêutica ressalta que o atendimento é realizado na Farmácia Municipal, localizado na Rua Edson Passos, nº 171, no bairro Aterrado. Há uma sala própria destinada para as consultas, o que garante privacidade e sigilo das informações disponibilizadas pelo paciente em atendimento.

– O primeiro atendimento é baseado no acolhimento ao paciente, identificação de medicamentos utilizados, análise de prescrições médicas prévias, realização de aferições bioquímicas e fisiológicas e anamnese farmacêutica, tais como os dados socioeconômicos, histórico familiar, histórico clínico, história da doença atual, histórico de alergias e reações adversas a medicamentos, medicamentos prescritos e não prescritos utilizados pelo paciente, queixas principais, problemas relacionados à farmacoterapia, hábitos de vida, resultados de exames antropométricos, hemodinâmicos e laboratoriais, entre outros – explica.

Entre os principais procedimentos realizados está a aferição da glicemia capilar, a aferição da pressão arterial, avaliação antropométrica, participação em grupos na atenção ambulatorial e orientação farmacêutica individual. O horário de funcionamento do Consultório Farmacêutico é das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h30, com agendamento prévio e respeitando as prioridades.

Fonte: Diário do Vale

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação