Notícias do setor farmacêutico

Mais empregos, menos direitos

583

Na campanha eleitoral, o candidato Jair Bolsonaro sinalizou que, no futuro, os trabalhadores teriam de escolher entre o emprego e os direitos assegurados na legislação trabalhista. As medidas anunciadas ontem para estimular a geração de empregos para jovens de 18 a 29 anos caminham nessa direção: o governo alivia encargos para quem contratar trabalhadores dessa faixa etária, mas reduz os benefícios. Em tempos de desemprego elevado, é pegar ou largar.

 

Qualquer programa de estímulo à geração de empregos é bem-vindo. As regras propostas podem contribuir para a meta do governo de criar 1,8 milhão de vagas até 2022, mas não se pode ignorar o caráter precário desses empregos: a remuneração máxima é de 1,5 salário mínimo, o FGTS cai de 8% para 2% e a multa em caso de demissão cai para 20%.

Nada garante que empresas não substituam um empregado mais caro por esse “verde-amarelo”, que custa menos, até porque o empregador ficará livre da contribuição patronal de 20% para o INSS. O limite de empregados por essa modalidade não pode passar de 20% da folha.

 

A frustração ficou por conta da promessa não cumprida de estimular a geração de empregos para pessoas com mais de 55 anos. Com a promulgação da reforma da Previdência, os brasileiros precisarão trabalhar mais tempo para se aposentar. Em várias profissões, o mercado considera velha uma pessoa com mais de 50 anos. Essa realidade pode ser constada pela quantidade de profissionais com formação de nível superior que se tornaram motoristas de aplicativos por falta de opção.

 

ROSANE DE OLIVEIRA

Fonte: Zero Hora

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })