Notícias do setor farmacêutico

Primeira parcela do 13º salário é paga hoje. Veja como usar bem o dinheiro

534

13º salário: é um direito garantido a todos que trabalharam por pelo menos 15 dias com a carteira assinada ao longo do ano (Marcello Casal Jr/ Agência Brasil/Agência Brasil)

São Paulo A primeira parcela do 13º salário será depositada para os trabalhadores assalariados nesta sexta-feira (29). A segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro. Os aposentados e pensionistas já começaram a receber a segunda parcela do INSS.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/?hl=pt-br

O 13º salário é um direito garantido a todos que trabalharam por pelo menos 15 dias com a carteira assinada ao longo do ano, que não tenham sido demitidos por justa causa.

Como calcular o 13º salário

O pagamento do 13º salário é feito com base no salário de dezembro, exceto no caso de empregados que recebem salários variáveis. Nesse caso, o 13º é calculado com base na média anual de salários. Veja como calcular o valor do 13º salário.

As empresas que atrasarem a primeira parcela do 13º salário estão sujeitas ao pagamento de multa e autuação pelo Ministério do Trabalho. Quem não receber a primeira parcela até a data limite deve procurar as Superintendências do Trabalho ou as Gerências do Trabalho para fazer a reclamação. Outra opção é buscar orientação no sindicato de cada categoria.

Como utilizar

Para a alegria dos lojistas, o pagamento da primeira parcela coincide com a Black Friday. Por isso, mantenha calma e antes de sair comprando por impulso lembre-se que este dinheiro extra pode lhe ajudar a equilibrar a vida financeira.

Para aqueles que estão com dívidas, o 13º deve ser usado para realizar o pagamento das contas em atraso. Pagar dívidas deve ser a prioridade, especialmente aquelas com as taxas de juros mais altas (como cheque especial e rotativo do cartão de crédito), explica Rogério Nakata, planejador financeiro pela Planejar. Uma boa oportunidade para limpar o nome é renegociar as dívidas em alguns feirões que estão acontecendo, como Feirão Limpa Nome da Serasa e feirão dos bancos.

Se a pessoa não tem dívida, o planejador financeiro aconselha usar o dinheiro para iniciar ou aumentar a reserva de emergência. O ideal é que o trabalhador junte seis meses de salário para usar caso tenha algum imprevisto, como demissão ou caso de doença dele ou na família. Dessa maneira, ele evita de se endividar. O dinheiro pode ser investido em produtos financeiros que possibilitem a possibilidade de sacar quando necessário e sem prejuízo independentemente do momento. Fundos DI e títulos públicos atrelados à taxa básica de juros, a Selic, são investimentos com essas características.

Se o trabalhador não tem dívidas e já tem a reserva de emergência , ele também deve investir o dinheiro. Segundo Nakata, os investimentos têm de serem feitos de acordo com os seus objetivos, seja para aposentadoria, seja para uma viagem.  Fuja dos investimentos da moda. O investimento tem que estar alinhado com o seu objetivo de vida.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/11/01/informalidade-no-trabalho-volta-a-bater-recorde-diz-ibge/

Outra maneira de usar o 13º salário de uma maneira inteligente é para pagar aquelas contas que todo ano vão surgir como pagamento do IPVA, IPTU, matrícula da escola e lista do material escolar. Todo ano tem aniversário, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, deixe o dinheiro para estas datas também.

Por fim, o trabalhador pode utilizar o dinheiro para comprar algo seja para ele ou para presentear os entes queridos, mas use o dinheiro de forma consciente. Planeje a compra e pense no longo prazo.  Sobre a Black Friday, Nakata destaca se você precisa de um produto que custa 100 reais e ele está por 80 reais, você está economizando. Agora, se você não precisa e compra, você está gastando 80 reais.

Fonte: Exame

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.