Notícias do setor farmacêutico

Eurofarma promove doação de leite humano para hospital

1.927

Eurofarma promove doação de leite humano para hospitalO Lactare, banco de leite humano da Eurofarma localizado no Complexo Industrial de Itapevi, em São Paulo, acaba de fazer a primeira doação à UTI Neonatal do Hospital Geral de Itapevi. O primeiro banco de leite humano privado de uma farmacêutica no Brasil coletou 5 litros nos primeiros 30 dias de funcionamento, a partir de 57 doadoras, entre colaboradoras Eurofarma e mulheres da comunidade local.

 

“É muito gratificante realizar esta primeira entrega. Tivemos uma adesão acima do esperado, com coletas no nosso banco e nos domicílios do entorno da Eurofarma. E a maioria das doadoras é formada por mulheres da comunidade, o que é maravilhoso. Com o Lactare, queremos ampliar a amamentação materna e reduzir os riscos à saúde de recém-nascidos, além de desmistificar o assunto e incentivar a doação”, ressalta Maira Billi, gerente de Administração de Produção e idealizadora do projeto.

 

A importância do leite materno para recém-nascidos é reforçada pelo Ministério da Saúde ao preconizar que alimento deve ser o único a ser ofertado até o bebê completar seis meses. Por outro lado, um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que avaliou 194 países, apontou que apenas 40% das crianças com menos de seis meses são amamentadas exclusivamente com leite materno (1).

 

O Brasil foi um dos primeiros países a mudar essa realidade. Desde 1992, o Ministério da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) certificam a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), resolução que promove práticas seguras e facilitadoras da amamentação nas maternidades (2).

 

Vinculados à Rede Brasileira de Bancos de Leite (rBHL) e atendendo aos mais altos padrões de qualidade e segurança do leite, o Lactare tem como meta suprir a necessidade de 20 bebês da UTI Neonatal do Hospital Geral de Itapevi (HGI), local onde acontecem por volta de 400 partos mensalmente.

 

“O Lactare oferece assistência integral domiciliar para a retirada e armazenamento do leite materno com uma equipe médica especializada em um raio de até 20 km do Centro de Itapevi. O auxílio é oferecido para todas as mães da região que possuem dificuldade de realizar a coleta, e desta forma, a empresa garante um processo de extração de leite mais confortável e seguro”, ressalta Maira.

 

Benefícios

 

O leite materno é responsável pela redução de até 13% da mortalidade por causas evitáveis em crianças de até cinco anos de idade. Além disso, também ajuda a diminuir riscos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. De acordo com a Fiocruz, coordenadora da rBLH-BR, no Brasil existem cerca de 225 unidades de bancos de leite, que hoje suprem 60% da demanda. “Temos um papel social muito importante, de ajudar as mães e pais no processo de amamentação não apenas pela questão da saúde como, também, para reforçar o laço afetivo”, finaliza Maíra Billi.

 

A Eurofarma, reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar no país, conta com benefícios que valorizam suas colaboradoras, como: licença-maternidade de 180 dias, creche em período integral e sala de apoio à amamentação devidamente certificada pelo Ministério da Saúde, entre outras iniciativas para promoção da qualidade de vida da mãe e do bebê. O Banco de Leite Lactare reforça a preocupação da farmacêutica com o bem-estar da família.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/11/06/felipe-guga-ilustra-filme-de-leite-de-magnesia/

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })