Grupo Polar lança Mapeamento Térmico de Rotas
Após a implementação da RDC 304/2019 sobre as Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e de Transportes de Medicamentos o setor de logística farmacêutica iniciou um período de mudanças.. Este marco regulatório definido pela Anvisa exige maior regularização com relação ao controle e monitoramento da temperatura e umidade para integridade das cargas.
O Grupo Polar através do laboratório Valida, lançou a ferramenta de Mapeamento Térmico de Rotas que prevê os cenários de risco da carga.
Com o estudo de monitoramento de rotas são oferecidos benefícios como:
– Adquação aos novos requerimentos normativos;
– Conheceimento das rotas e todo o processo real na cadeia de distribuição;
– Possibilidade de avaliar os pontos críticos por meio de aquisição de dados, possibilitando buscar novas soluções ativas e/ou passivas para cada cenário encontrado;
– Aplicação de soluções corretas caso a caso a fim de suportar as variações de cada rota, bem como adotar medidas preventivas que impactem na manutenção da qualidade do medicamento;
– Otimização de processos, tornando as soluções viáveis técnica e operacionalmente, e reduzindo custos;
A normativa da Anvisa estará vigente a partir de março de 2020, no entanto, as empresas precisarão apresentar suas ações corretivas para o alcance do requerido no artigo 64 da RDC, que prevê o monitoramento e o controle de temperatura e umidade dos medicamentos. O prazo de transitoriedade de um ano, previsto para este artigo, é exatamente o tempo que a Agência Regulatória propõe para a adequação da norma.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/10/31/poupafarma-planeja-ipo-e-promete-mais-aquisicoes-em-2019/
Siga nosso Instagram