Notícias do setor farmacêutico

Medicamento da Novartis para asma será incorporado ao SUS

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Público de Saúde (Conitec) aprovou a incorporação do omalizumabe, medicamento biológico produzido pela Novartis. O remédio é voltado  para o tratamento da asma alérgica grave não controlada e será disponibilizado nos hospitais de referência do SUS.

O mecanismo de ação do omalizumabe bloqueia uma substância chamada imunoglobulina E – também conhecida como IgE. A IgE é produzida em pessoas geneticamente predispostas a alergias, quando entram em contato com alérgenos da poeira, como ácaros e fungos, bem como pelos de animais entre outros. Esses alérgenos são os principais causadores da asma alérgica.

“A entrada de omalizumabe na rede pública de saúde representa um incremento fundamental no arsenal de medicamentos disponível para o tratamento da asma grave, por atender a um perfil de paciente que necessita de uma abordagem terapêutica diferenciada. Oferecer a essa população um tratamento inovador e seguro, cujo custo-benefício assegura o melhor controle da doença, é um ganho para toda a sociedade”, destaca a Dra. Zuleide Mattar, pneumologista e presidente da Associação Brasileira de Asmáticos (ABRA).

Mo Metwally, Head da divisão Farma da Novartis Brasil, ressalta a importância de promover a esses pacientes uma melhora na qualidade de vida. “Essa é uma conquista muito importante para todos os pacientes que convivem com a forma mais grave da doença no Brasil. O acesso a um medicamento capaz de bloquear o anticorpo causador das alergias, controlando os sintomas da doença, significa devolver a qualidade de vida e o bem-estar a todas essas pessoas, assim como reduzir o risco de mortalidade nessa população – que atinge em torno de 2 mil pessoas todos os anos”, destaca.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/05/10/asmaticos-47-nao-fazem-uso-regular-de-medicamentos-para-prevenir-crises/

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação