Notícias do setor farmacêutico

Dispositivo detecta infecções sexualmente transmissíveis com apenas duas gotas de sangue

O Brasil teve alta de 21% no número de novas infecções por HIV em oito anos. Os dados são da Unaids, programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids, divulgados no relatório anual. No continente, o desempenho do Brasil no combate ao HIV só não foi pior que os do Chile e Bolívia. Especialistas indicam que o isso se deve, entre outros motivos, à demora em se adaptar à tecnologia dos testes rápidos.

“Ainda existe muito estigma e preconceito com relação ao HIV, sendo essas as principais barreiras que dificultam a redução das novas infecções. É preciso entender que todos nós estamos sujeitos a contrair o vírus e, por isso, todos devem realizar o exame periodicamente. Precisamos falar mais sobre o assunto com nossa família e amigos”, explica Bernardo Almeida, médico infectologista e Chief Medical Officer da Hi Technologies, startup que tem como missão democratizar o acesso à saúde no País.

Com essa missão, a Hi Technologies criou o Hilab, laboratório portátil que pode ser encontrado em farmácias pelo Brasil, que realiza exames por meio de poucas gotas de sangue. Em até 15 minutos, o paciente poderá descobrir se possui ou não o vírus. O exame funciona assim: com o sangue na cápsula do Hilab, o dispositivo cria uma assinatura digital da amostra e envia, através da internet, até o laboratório da empresa, onde biomédicos de plantão analisam a amostra e enviam os resultados para o paciente via SMS ou e-mail.

“O diagnóstico rápido é fundamental no caso do HIV para acelerar o tratamento e reduzir a transmissão do vírus. Por isso queremos que a população tenha fácil acesso a esses exames”, conclui Almeida.

Fonte: 33Giga

Veja também: Biochips ainda são promessa de futuro

Siga nosso Instagram

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.