Notícias do setor farmacêutico

Ata do Copom deve indicar próximos passos do BC sobre juros

172

Copom

São Paulo A avaliação sobre os rumos da política monetária brasileira ganha novas pistas nesta terça-feira, 11. O Banco Central divulga às 8 horas a ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da última quarta-feira, 4.

O corte da Selic, de 4,5% para 4,25%, teria sido o último do ciclo, segundo o BC. A decisão da semana passada levou o Brasil a um até pouco tempo impensável cenário de juro real abaixo de 1%. Mas há quem veja espaço para que a taxa, já em mínima histórica, caia ainda mais.

No último Boletim Focus, divulgado na segunda-feira, 10, o mercado reduziu a estimativa para a inflação em 2020 pela sexta vez seguida, de 3,40% para 3,25%. O dado já reflete a surpresa com o IPCA de janeiro, que saiu na sexta-feira, 7, e foi o menor para o mês desde o Plano Real, puxado por uma queda rápida do preço da carne.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/10/07/declinio-das-exportacoes-revela-fragilidade-do-pais/

A tensão do coronavírus, a queda do preço das commodities que o Brasil exporta e o baixo diferencial do juro brasileiro frente ao juro americano, que diminui a nossa atratividade ao capital estrangeiro, tem contribuído para um dólar em patamares altos. Na segunda-feira, a moeda americana fechou o dia a 4,32 reais. A projeção do Focus, por ora, é que a moeda termine o ano a 4,20 reais.

Ainda assim, não há expectativa de que o dólar alto faça a inflação disparar, como era comum no passado. Além da queda do risco-país, o principal motivo é que ainda segue alta a ociosidade na economia. Por enquanto, os especialistas do Focus mantiveram previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2,30% mas já ocorrem revisões para baixo da expectativa de crescimento em 2020. Para o ano que vem, da mesma forma, a expectativa se manteve em 2,50%.

Saber o que o BC espera para estes indicadores é informação valiosa para o mercado, o que deve fazer da ata do Copom um dos principais assuntos ao longo do dia.

Fonte: Exame

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.