Notícias do setor farmacêutico

Farmacêutico em AL desenvolve app para simplificar diagnóstico

362

Um aplicativo criado por um farmacêutico alagoano vai ajudar a simplificar o diagnóstico de anemia ferropriva e talassemia menor para pacientes com microcitose.

Segundo Fernando Minervo, em setembro de 2019, ele submeteu um manuscrito para uma revista médica e logo após surgiu a ideia de criar uma calculadora no formato de um App para facilitar os profissionais de saúde no diagnóstico.

“Em parceria com o analista de sistema Adailton Pimentel Reis, submetemos o App para registro de patente na Universidade Federal de Alagoas – UFAL e recebemos nossa certificação de Registro em janeiro de 2020”, comemorou.

E por que criar um app? Fernando explica que as anemias microcíticas são muito comuns na prática clínica e laboratorial e que a anemia ferropriva e talassemias menores são as mais prevalentes. Por conta do alto custo que os testes geram para confirmar o diagnóstico, ele desenvolveu essa ferramenta que permite um resultado mais rápido e de menor custo.

“Os testes demandam muito tempo e são caros, o aplicativo faz o uso de índices discriminantes que utilizam parâmetros do eritrograma, que fornecem simplificação diagnóstica entre Anemia Ferropriva e Talassemias Menores”, pontuou Fernando. Ele ressalta que a calculadora não faz diagnóstico confirmatório, ela apenas simplifica.

O app já está disponível na playstore para android, no valor de R$ 14,99. “Estamos trabalhando na versão IOS para que todos os profissionais de saúde possam ter acesso a esta ferramenta”, afirmou.

Fonte: Portal Cada Minuto

Veja também: Hilab evita erros cometidos por Theranos

Siga nosso Instagram

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })