Notícias do setor farmacêutico

Genéricos têm receita de R$ 9,8 bilhões

410

Em 2019, a venda de medicamentos genéricos atingiu a marca de 1,48 bilhão de unidades, alta de 6,43% de acordo com balanço da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos). As informações são do jornal Valor Econômico, com base em dados da IQVIA. Em valor, a receita cresceu 14,87%, somando R$ 9,82 bilhões, já considerando os descontos concedidos ao varejo.

Telma Salles, presidente da associação, revelou que, no ano passado, a participação da venda de genéricos no varejo chegou a 34,04% do mercado total. Contando com as compras governamentais, esse percentual sobe para 50%.

As vendas totais do mercado farmacêutico no varejo somaram 4,35 bilhões de unidades, sendo que os medicamentos de referência apresentaram uma participação de 17,63%, chegando a 767,79 milhões de unidades. Já os similares e de marca atingiram 2,10 bilhões de unidades, uma fatia de 48,34% do volume total comercializado no país.

Foram cem lançamentos de genéricos, considerando novas moléculas que tiveram a primeira versão e também novos produtos de moléculas já disponíveis. Os genéricos custam 35% menos que os medicamentos de referência. No entanto, diante da concorrência acirrada, na prática os descontos oferecidos pelos fabricantes podem chegar em até 60% no varejo.

De acordo com dados do IQVIA, dos 20 medicamentos mais prescritos no ano passado, 15 foram receitados com a indicação do princípio ativo genérico, reforçando a confiança da classe médica. Os cinco primeiros genéricos são Losartana, H.C Tiazida, Amoxicilina, Sinvastatina e Atenolol. Atualmente, 85 laboratórios comercializam medicamentos genéricos no país. O mercado tem 3.325 registros de genéricos e mais de 21,7 mil apresentações, de acordo com a Anvisa.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

 

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })