Notícias do setor farmacêutico

Sanofi também vai produzir vacina para o Covid-19, mas prevê prazo longo

5.609

O novo coronavírus, agora conhecido oficialmente como Covid-19, tem movimentado todos os setores para controlar o contágio e, claro, em busca de uma vacina. Agora, a farmacêutica Sanofi Pasteur, subdivisão da multinacional francesa Sanofi que é uma das quatro maiores produtoras globais de imunização contra a febre amarela, anuncia que vai entrar na corrida para desenvolver uma solução para a ameaça.

A Sanofi Pasteurs adiantou que fará parceria com a Autoridade de Pesquisa e Desenvolvimento Biomédico Avançado dos Estados Unidos (BARDA, na sigla em inglês), a partir de uma plataforma de recombinação de DNA. A companhia adiantou que sua expertise no desenvolvimento da vacina contra a SARS pode garantir uma vantagem no processo.

Contudo, isso não deve acontecer tão cedo — e, pior, deve demorar ainda mais do que a previsão da Novartis, que já havia previsto algo em torno de um ano e meio para chegar a um resultado satisfatório. Segundo John Shiver, chefe de pesquisa e desenvolvimento de vacinas da Sanofi, o tempo necessário, mesmo com aprovação de uso emergencial, deve ser em torno de três ou quatro anos, quando, provavelmente, já não teremos o atual estado de alerta em que vivemos.

“Provavelmente é o mais rápido que isso pode realmente acontecer”, relata Shiver. Enquanto a Sanofi Pasteur vai empregar sua experiência no setor, a BARDA será responsável por fornecer os resultados mais relevantes obtidos até agora em seus levantamentos. Não foram divulgados os valores envolvidos nessa parceria e a agência norte-americana apenas adiantou que há uma “reprogramação de fundos” para apoiar o projeto.

Qual é o plano de desenvolvimento?

David Loew, chefe global da divisão de vacinas da Sanofi, afirmou que, no primeiro momento, a companhia vai desenvolver um banco de candidatos de “protótipos” e, a partir daí, produzir lotes-piloto para serem usados em testes — que serão financiados pela BARDA. A previsão é que uma candidata a vacina para o Covid-19 seja avaliada em laboratório em seis meses, e uma solução pronta para ser observada em humanos deve chegar somente entre 12 e 18 meses

A grande vantagem da participação da Sanofi seria sua capacidade de chegar a um resultado mais eficaz e escalável em grandes quantidades. Como a Jansen, braço da Johnson & Johnson, e outras fabricantes menores (incluindo a Inovio e a Moderna) e a Coalizão de Inovações em Preparação para Epidemias — grupo internacional que trabalha justamente no controle de doenças — também estão envolvidos, é possível que os esforços conjuntos resultem em uma vacina poderosa. Daí, seria necessária a participação de um grande nome da indústria farmacêutica para produzir e distribuir em massa — o que seria feito pela Sanofi Pasteur.

Mark Feinberg, presidente e CEO da International AIDS Vaccine Initiative, disse que é importante ter uma variedade de empresas trabalhando nessa causa. “Acho que é importante incentivar vários fabricantes ou desenvolvedores a se envolverem, porque você nunca sabe o que vai dar certo e o que não vai dar certo, e não é apropriado colocar todas as suas esperanças em uma única vacina”, disse.

Enquanto isso, o Covid-19 segue avançando mundo afora. Desde 31 de dezembro, quando a China notificou à Organização Mundial da Saúde (OMS) que um vírus até então desconhecido estava se espalhando, foram registrados 73 mil casos em 26 países — nenhum deles na América Latina, com um total de 1.874 mortes, a grande maioria, na província de Hubei, onde fica Wuhan.

Fonte: Stat News

Veja também: Merck anuncia venda da Allergopharma

Siga nosso Instagram

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })