Notícias do setor farmacêutico

Amazon quer que todos os supermercados não tenham caixas ou filas

124
Amazon
 

Criar, testar, usar e vender. Esse foi o caminho encontrado pela Amazon para conseguir popularizar o seu modelo de lojas sem caixas. A gigante americana comandada por Jeff Bezos vai comercializar para terceiros a tecnologia embarcada nas lojas Amazon Go e que permite realizar compras sem precisar passar por caixas físicos.

Lançado ainda em 2017 e colocado em prática no começo do ano seguinte, o sistema chamado de Just Walk Out é composto por câmeras e sensores dotados com inteligência artificial e usados para identificar a movimentação dos clientes.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/02/12/dolar-tem-novo-dia-de-recorde-historico-com-fala-de-powell/

O funcionamento é simples. Primeiro basta destravar uma catraca com o aplicativo da companhia no celular para entrar na loja. Depois, ao pegar um item das prateleiras, ele é automaticamente inserido em um carrinho de compras virtual. Basta, então, sair da loja para realizar o pagamento. Se desistir de alguma compra é só devolver a mercadoria para a prateleira.

Atualmente a tecnologia permite que os usuários comprem também itens perecíveis, como frutas, frios e carnes. Tudo é computado diretamente no aplicativo e cobrado por unidade ou em pacotes fechados. O aprimoramento se deu para que o serviço fosse ampliado para atender também um supermercado próprio da empresa, e não somente lojas de conveniência.

Ao que foi reportado pela Reuters, a tecnologia terceirizada não será exatamente igual a utilizada pela Amazon. Não será necessário, por exemplo, utilizar o aplicativo da varejista americana para adentrar às lojas. Bastará desbloquear utilizando um cartão de crédito comum.

A estratégia de comercializar serviços inicialmente utilizados em casa não é nova. O Amazon Web Services, plataforma de nuvem da companhia, foi desenvolvida inicialmente para digitalizar processos internos. Hoje é o principal serviço de nuvem do mercado e gerou quase 10 bilhões de dólares para a empresa de Bezos no quarto trimestre de 2019, 11% da receita total de 87,4 bilhões no período.

A mesma coisa aconteceu com o Arc Publishing, o sistema de publicação utilizado no The Washington Post e que passou a ser adotado por outros veículos ao redor do mundo. Em fevereiro, o jornal The ChosunIlbo, da Coreia do Sul, passou a utilizar a plataforma.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Fonte: Exame

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.