Notícias do setor farmacêutico

Saiba como recuperar o colágeno da pele

481
colágeno
Perda do colágeno faz a pele ficar mais flácida com o tempo. (Foto: Reprodução/Unsplash))

O colágeno é a substância responsável por manter a pele do corpo firme, mas após os 25 anos é natural que a gente perca essa elasticidade a cada ano. O resultado: pele flácida. Por isso, para manter a cútis em dia por mais tempo é preciso adotar uma rotina de cuidados e hábitos saudáveis.

Marie Claire conversou com a dermatologista Larissa Kirylko Barion, que explica como funciona a perda do colágeno da pele, quais são os tratamentos mais indicados para recuperar a elasticidade e alguns cuidados diários para retardar esse processo natural.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/07/15/voce-sabia-o-microagulhamento-aumenta-em-ate-400-vezes-o-colageno-na-pele/

“Diariamente estamos expostos à radiação solar, estresse, poluição, falta de sono, tabagismo, alimentação inadequada, entre outros fatores responsáveis pelos radicais livres, causando a oxidação e degradação das fibras de colágeno”, diz. A dermatologista ainda conta que, além desses fatores, as mudanças hormonais também agravam a perda de colágeno natural da pele.

Tipos de pele menos afetadas

Sim, existem algumas peles sofrem menos com a perda do colágeno, mesmo estando expostas às mesmas condições diariamente. “Atualmente já existem estudos científicos demonstrando que as peles com fototipo mais alto, como a pele negra, degradam menos colágeno e permanecem com muito mais elasticidade”, explica. Isso acontece porque elas têm maior concentração de melanina e melhor qualidade de colágeno, por isso não sofrem tanto quando expostas ao sol, são mais densas, elásticas e resistentes aos efeitos de envelhecimento.

Dermocosméticos com efeito lifting

Já existem no mercado alguns produtos que contêm efeito “lifting” na fórmula, que podem ser em gel ou creme. Quando aplicado, esse cosmético age imediatamente como se “esticasse” a pele do rosto, pescoço e colo dando esse resultado de cirurgia plástica. Mas atenção, Larissa alerta para que todas as mulheres consultem um dermatologista antes de iniciar o uso de dermocosméticos com efeito lifting. “É essencial falar com um profissional, pois existem casos de alergia às fórmulas e acne cosmética pelo uso inadvertido de produtos”., explica.

Tratamentos mais comuns

Os melhores tratamentos, sãoa aqueles que visam recuperar o colágeno da pele, como Bio Estimulador de colágeno Radiesse e a radiofrequência monopolar Exilis Ultra 360º. O Radiesse é um tratamento injetável que promove a melhora imediata do aspecto de envelhecimento e estimula a produção de colágeno ao longo do tempo. Já o Exilis Ultra 360º por meio de um termômetro acoplado à sua ponteira facial, atinge a temperatura de 43ºC necessária para que ocorra o estímulo da produção de colágeno.

Nova perda de colágeno

Os tratamentos para a recuperação do colágeno da pele não são permanentes. A especialista explica que, depois de um tempo pós-procedimento, a elasticidade pode ceder um pouco: “Os tratamentos para estímulo de colágeno têm durabilidade de aproximadamente 1 ano. Portanto, se não forem refeitos, o organismo inicia novamente a degradação da substância”.

Hábitos diários

A rotina de beleza com dermocosméticos depende muito da avaliação do dermatologista, que irá examinar a pele do paciente na consulta, analisar o grau de envelhecimento e receitar o produto mais adequado para a rotina de cuidados com a pele. É importante que você use produtos ideais para o seu tipo de pele, desde hidratantes, esfoliantes, demaquilantes, tônicos até protetor solar.

Porém, além dos cosméticos, segundo a especialista, existem hábitos que retardam a perda de colágeno, como alimentação saudável rica em antioxidantes, não fumar e usar protetor solar.

Você já acessou o Beauty Tudo hoje? Todos os dias tem uma avaliação nova de produto na mais diversa plataforma de beleza do país.

Você já acessou o Beauty Tudo hoje? Todos os dias tem uma avaliação nova de produto na mais diversa plataforma de beleza do país.

Siga nosso Instagram:  https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Fonte: Revista Marie Claire

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })