Notícias do setor farmacêutico

Investimentos à prova de crise: como diminuir as perdas com coronavírus

1.221

Alguns ativos de renda fixa, como o tesouro IPCA e o prefixado, apresentaram prejuízo na carteira de algumas pessoas nas últimas semanas. Esse é um comportamento normal desses títulos em épocas de volatilidade. Não venda esses ativos no prejuízo, pois no vencimento de cada título é garantido que você terá o lucro contratado na compra dele.

Veja também: Por coronavírus, mercado reduz expectativa de crescimento da economia em 2020

Por meio do perfil de investidor, é possível descobrir o percentual de sua carteira, que deve ser destinado à renda fixa. Existem diversas formas para determinar essa fração e uma das mais comuns é a regra 80 menos a sua idade. Isso é, se você tem 35 anos, deve diminuir 35 de 80 chegando a 45, que é o percentual máximo que deve colocar em renda variável. Não é uma fórmula definitiva. Depende muito de quanto você entende de investimentos e quanto aguenta de volatilidade, porém é um bom guia para iniciar.

Siga nosso Instagram

Proteção da sua carteira

Existem alguns investimentos que são conhecidos por manterem seu valor ou perder menos durante as crises. É a classe de investimento chamada de reserva de valor. São ativos em que o foco não é a alta valorização, mas sim a proteção de sua carteira de grandes desvalorizações.

Alguns exemplos de reserva de valor são ouro, dólar, euro, bitcoin e até mesmo joias. Em épocas de crise extrema, como a que aconteceu na Venezuela, as pessoas procuram esses ativos, pois não sofrem tanta desvalorização quanto a moeda local.

Faça sua reserva

Reserve parte da sua carteira de investimentos para esses ativos e compre-os aos poucos, todos os meses. Assim você garante um preço médio bom nesses ativos já que em alguns momentos irá comprar na baixa e em outros na alta.

Tenha calma no momento de histeria e não tome nenhuma atitude precipitada. Aproveite o momento para estudar e evitar repetir os mesmos erros no futuro.

Fonte: cennoticias

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.