Notícias do setor farmacêutico

Crise provocada pelo coronavírus pode afetar 660 mil informais na RMC

249

A crise financeira associada a pandemia do novo coronavírus pode afetar até 660 mil pessoas que atuam no mercado informal e

A crise financeira associada a pandemia do novo coronavírus pode afetar até 660 mil pessoas que atuam no mercado informal e ameaça os empregos formais recuperados nos últimos anos na Região Metropolitana de Campinas (RMC), de acordo com projeção do Observatório PUC-Campinas.

Veja também: 79% dos brasileiros acreditam que a economia será muito afetada pela crise do coronavírus, aponta Datafolha

Para a economista Eliane Rosandiski, que analisou o atual cenário, são necessárias medidas “mais robustas” para garantir renda aos trabalhadores, além de investir em iniciativas fiscais e protetivas aos empregos formais, principalmente dos pequenos empreendedores.

Siga nosso Instagram

“Este quadro de informalidade é preocupante e de padrão de recuperação do emprego formal, pois, na hipótese de prolongamento da queda de demanda, estes prestadores de serviços e comerciantes provavelmente não terão acesso a complementação emergencial”, destaca a economista.

De acordo com Eliane, os setores que mais sofrerão com a queda de demanda na RMC são os pequenos comércios, serviços de alojamento e alimentação, serviços pessoais, como academias, salões de beleza e manutenção, serviços relacionados à arte, cultura e recreação, serviços domésticos, entre outros.

Um exemplo desse impacto no mercado informal ocorre em uma cooperativa de catadores e catadoras de materiais recicláveis de Campinas. São mil famílias que dependem do dinheiro desse serviço para sobreviver. Eles esperam o anúncio de alguma ajuda ou política que permita uma renda mínima às famílias nesse momento.

“Estamos sem auxílio, sem saber o que fazer devido a esse vírus. Querem fechar nossas portas, mas como iremos pagar nossas contas e manter nossas famílias? Sem contar que os materiais que vêm das ruas já se encontram contaminados”, destaca Jéssica Felício Fuchs, representante da associação que conta com 12 cooperativas espalhadas por bairros como Boa Vista, Vila União, Castelo Branco e Santa Genebra, entre outros.

Mercado formal

Sobre os empregos formais, Eliane ressalta que medidas de contenção de salários não são recomendadas, uma vez que “retardarão a retomada do ciclo”. É preciso renda para que as pessoas consumam e movimentem a economia.

Dito isso, a economista destaca que dois dos setores que mais devem sofrer o impacto da crise, como serviço e comércio, foram os que apresentaram maior dinamismo na geração de emprego com carteira assinada nos últimos meses. Juntos, representam 62% do emprego total da RMC.

Além disso, a economista aponta que as empresas com até 4 empregados, “apesar de participarem com apenas 8% da estrutura formal”, foram as que apresentaram dinamismo da geração de vagas no último ano.

Uma grande fatia da economia regional em risco, com necessidade de uma série de medidas para proteger o emprego e os setores. “A tentativa de socorro direto às empresas endividadas, via renúncia fiscal e alongamento do prazo de pagamento das dívidas, pode ajudar a resolver parte do problema das empresas de menor porte, que é o capital giro”, destaca.

“Numa situação de queda de demanda por conta das medidas de isolamento social tem efeitos devastadores dobre os pequenos empreendedores. Neste caso, defende-se a adoção medidas de transferências direta de renda para evitar a falência desses pequenos produtores, tal como vem sendo anunciadas na Alemanha, França e Estados Unidos”, completa a economista.

Fonte: G1

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })