Notícias do setor farmacêutico

Indústria fica sem material e já faltam medicamentos

6.383

indústria

Remédios para o tratamento de pessoas com hipertensão, como a losartana, e produtos vitamínicos, como a vitamina C, já estão em falta em algumas farmácias do Espírito Santo devido à crise no abastecimento de insumos provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O presidente do Sindicato de Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado (Sincofaes), Edson Daniel Marchiori, explicou que isso se deve à queda na venda de insumos especialmente vindos da China e da Índia.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/11/19/4-remedios-descobertos-por-acaso-em-pesquisas-sobre-animais/

“A losartana, por exemplo, é um medicamento para hipertensão de uso contínuo, subsidiado pelo governo federal para a farmácia popular. A falta dela vai acarretar um problema. E se os produtores buscarem comprar de outros países, pode ser que o preço aumente. Mais uma semana e medicamentos para outras doenças também podem começar a faltar nas farmácias”, destacou Edson.

Enquanto os chineses, aos poucos, vão retomando suas atividades econômicas, a Índia, no último dia 24, decretou quarentena total por 21 dias (até 14 de abril), para seus 1,3 bilhão de habitantes.

O presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Leonardo de Castro, disse que os maiores esforços, no momento, são para manter toda a cadeia de setores essenciais funcionando, que seriam as de alimentos, produtos de higiene e hospitalares.

“Há um movimento grande de solidariedade geral para resolver problemas pontuais, falta um caminhão, transporte, um determinado item, para poder um ajudar o outro e não deixar faltar para as cadeias essenciais, essas não podem parar”, disse.

Apesar da falta de insumos em setores como o de panificação e massas, o presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (Sindipães), Luiz Carlos de Almeida, negou o desabastecimento.“Queremos que as coisas voltem ao normal, a nossa venda foi muito afetada”, disse Luiz Carlos.

Já o presidente do Sindicato do Comércio Atacadistas e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), Idalberto Moro, afirmou que “no que diz respeito ao produto acabado, não há falta, não há desabastecimento. Até álcool em gel e papel higiênico já normalizou”.

Farmacêutico

Insumos para a produção de remédios usados no combate à hipertensão e outros que permitem a fabricação de vitaminas já se encontram em falta no mercado devido à quarentena imposta em países como a China e a Índia, principais fornecedores.

Panificação

O setor está sentindo uma queda de cerca de 30% nos insumos fundamentais para a produção de pães, biscoitos, bolos e etc, também por conta da alta do dólar, já que a farinha de trigo é diretamente relacionada à exportação.

Massas

O impacto no setor em relação a insumos se dá também devido ao preço da farinha de trigo, diretamente vinculado ao dólar. Outro impacto negativo é na logística, já que os caminhoneiros não estão conseguindo transitar por algumas rodovias. Os lugares onde eles podem parar para se alimentar ou se hospedar estão fechados, na maioria das localidades.

Laticínio

Se o cenário da pandemia permanecer por mais 20 ou 30 dias, o setor poderá entrar em recessão, pois depende essencialmente de insumos, como aromatizantes, que são produtos importados.

Frigorífico

O setor frigorífico de carnes está tendo problemas de insumos na ordem de 30% negativos, pois muitas dessas matérias-primas vêm de fora do Estado.

Ração

Este setor depende diretamente do setor frigorífico para a fabricação de ração. Como o setor frigorífico reduziu sua produção, isso tem um impacto negativo de ração e produtos alimentícios nas lojas de pets.

Vestuário

Estava sofrendo restrições antes mesmo de o novo coronavírus chegar ao Brasil. Desde que a crise se instalou na China, há três meses, faltam insumos básicos como o algodão e os tecidos sintéticos. Os navios não puderam desembarcar nos portos e, por consequência, não houve abastecimento dos contêineres.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Fonte: Arandu News

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.