Notícias do setor farmacêutico

OMS sugere aliviar dívidas de países em desenvolvimento para evitar colapso

250

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse que as medidas para conter a pandemia do novo coronavírus podem ter um custo particular para os países em desenvolvimento, e pediu que parte de a dívida externa dessas economias seja aliviada.

“É essencial que eles sejam capazes de cuidar do próprio povo e evitar o colapso econômico”, ressaltou em entrevista coletiva, acrescentando que o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial apoiam este pedido.

O dirigente afirmou que, embora regiões como África e América Latina tenham registrado até agora números relativamente baixos de casos de Covid-19, elas podem sofrer uma incidência da pandemia semelhante a outras regiões que “teria sérias consequências sociais, econômicas e políticas”.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/04/02/fitbit-lanca-nova-pulseira-com-gps-e-sensor-de-oxigenacao-do-sangue/

“É fundamental que asseguremos que estes países estejam bem equipados para detectar, testar, isolar e tratar possíveis casos”, disse o chefe da OMS, acrescentando que a pandemia está chegando ao quarto mês e com números preocupantes.

“Nas últimas cinco semanas, temos visto um crescimento quase exponencial no número de novos casos”, argumentou, antecipando que em questão de dias o planeta chegará a 1 milhão de contágios e 50 mil mortes.

Tedros Adhanom também se referiu a dúvidas sobre se as máscaras deveriam ser usadas por toda a população dos países afetados, como nos países asiáticos, onde a primeira onda da pandemia teve efeitos mais limitados do que na Europa e nos Estados Unidos.

“Há um debate sobre o uso de máscaras em nível comunitário”, admitiu, embora tenha dito que, por enquanto, a OMS “recomenda que elas sejam usadas por aqueles que estão doentes ou que cuidam de doentes”. Mesmo assim, esse tipo de equipamento só é realmente eficaz em combinação com outras medidas de proteção.

“Este é um novo vírus, estamos aprendendo o tempo todo”, comentou, enfatizando que a OMS continua a estudar e avaliar a possibilidade de um uso mais difundido das máscaras, de modo a controlar a propagação do coronavírus.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Fonte: BOL

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.