Notícias do setor farmacêutico

Anti-HIV também reduz inflamação

213

HIV

Pesquisadores do Instituto Fiocruz também testaram um medicamento usado no tratamento do HIV como ferramenta de combate ao vírus da Covid-19. Os cientistas analisaram a droga atazanavir e, como primeiro passo, observaram sua interação molecular em uma região específica de interesse do vírus Sars-Cov-2: a Mpro, principal responsável pela replicação do vírus. Nesse teste, a droga conseguiu inibir a replicação viral e reduziu proteínas relacionadas ao processo inflamatório nos pulmões.

Os cientistas também realizaram experimentos comparativos com a cloroquina. Nesse caso, os resultados obtidos com o atazanavir e em associação com o ritonavir (outro anti-HIV) foram melhores que os observados com a cloroquina. “A análise de fármacos já aprovados para outros usos é a estratégia mais rápida que a ciência pode fornecer para ajudar no combate à Covid-19, com a adoção dos protocolos de distanciamento social em curso”, destacou, em comunicado, Thiago Moreno, pesquisador da Fiocruz que liderou o estudo.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/04/01/celulas-tronco-podem-tratar-a-pneumonia/

Ana Caetano Faria, pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em imunobiologia da nutrição e de mucosas, acredita que os resultados obtidos precisam ser vistos com prudência. “Vários medicamentos antivirais têm sido testados. O problema desses medicamentos é que são todos muito tóxicos, e isso dificulta o uso. Por enquanto, nenhum deles ainda pode ser utilizado de maneira segura na clínica”, detalhou a especialista durante coletiva concedida ontem pela Agência Bori de notícias.

Segundo Marina Caskey, professora-associada de investigação clínica no Laboratório de Imunologia Molecular da Rockefeller University, em Nova Iorque, os estudos ainda são de pequeno porte. “Então, é muito cedo para dizermos se eles podem ser usados no futuro, mas isso vai vir aos poucos. Enquanto entendemos o vírus, vamos saber como agir em relação à prevenção e ao tratamento”, frisou também na coletiva. (VS)

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Fonte: Correio Braziliense

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.